You are here

Luís Ribeiro (1953-2020)

Especialista em recursos hídricos, professor no Instituto Superior Técnico, ativista social e cultural e homem de esquerda, Luís Ribeiro faleceu de ataque cardíaco no passado dia três.
Luís Ribeiro, foto: facebook.
Luís Ribeiro, foto: facebook.

Luís Ribeiro desenvolveu uma carreira nacional e internacional na área da investigação dos recursos hídricos e hidrogeologia ao longo de 35 anos. Nessa área foi autor e co-autor de mais de 500 publicações. Foi ainda co-editor do livro Groundwater and Ecosystems (IAH Selected Papers series). Em defesa do ambiente e do direito à água tomou também diversas vezes posição pública.

Era Professor Associado no Instituto Superior Técnico, responsável do curso do Erasmus+ “Lençóis freáticos e mudanças globais” e coordenador de mais de 30 projetos de investigação nacionais e internacionais, que envolveram países como o Peru, a Colômbia, o Equador, o Chile, a Bolívia, o Brasil, a Tunísia e Marrocos.

Era igualmente coordenador da rede Ibero-Americana de Investigação AQUIFERURAL, dedicada ao estudo da gestão sustentável de aquíferos nas áreas rurais, consultor do Plano Nacional da Água de Portugal e do Plano Nacional de Lençóis Freáticos da Colômbia.

Pela sua atividade académica, foi premiado com o Prémio APRH em 1994 e o Water and Progress Prize 1997.

Para além disso, foi amante de teatro, tendo sido ator e encenador, e cinéfilo, sendo membro dos corpos gerentes do ABC Cineclube de Lisboa. Quando a pandemia de Covid-19 começou estava a organizar um ciclo de cinema mudo na Ler Devagar que foi entretanto suspenso.

Desenvolveu ainda inúmeros outros projetos culturais, artísticos e literários. No âmbito da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, presidiu à Comissão Especializada das Águas Subterrâneas até 2005. A partir de 2008 e até agora era presidente da Comissão Especializada das Atividades Culturais. Neste âmbito, divulga a associação, “promoveu dezenas de eventos, filmes, passeios culturais e mostras, divulgou ideias e diferentes hábitos culturais em torno da água no mundo, realizou pequenos documentários, participou e dirigiu peças de teatro, escreveu e editou livros”.

Em 2018, participou no encontro Socialismo organizado pelo Bloco. A sua intervenção pode ser ouvida aqui.

Termos relacionados Política, Sociedade
(...)