You are here
Luís Raposo escolhido para presidir ao ICOM Europa

O arqueólogo e museólogo que protagonizou críticas duras às políticas do património dos governos Sócrates e Passos Coelho – que o afastou do cargo de diretor do Museu de Arqueologia em 2012 – foi escolhido este domingo para liderar o Conselho Internacional de Museus - ICOM Europa, entidade com estatuto consultivo no âmbito das Nações Unidas.
Luís Raposo é membro do Conselho Consultivo da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Quando era diretor do Museu Nacional de Arqueologia, foi uma das vozes da contestação à proposta de transferência para o edifício da Cordoaria Nacional, que não se chegou a concretizar. Em setembro de 2012, participou numa audição pública realizada pelo Bloco de Esquerda e disse ao esquerda.net que o ponto da situação dos museus e do património em Portugal estava a ser marcado por “um recuo de muitas décadas”.
Segundo a agência Lusa, a escolha do arqueólogo e museólogo português foi feita por 15 votos contra os 5 obtidos por Barnard Blache, coordenador da rede francesa de museus e do centro de desenvolvimento da cultura científica, técnica e cultural em França. Luís Raposo afirmou estar “honrado com a responsabilidade” desta eleição e planeia a realização de duas conferências anuais do ICOM Europa sobre o conceito de museu nacional, as fusões de museus, os novos modelos e gestão dos museus, entre outros temas.
Veja aqui a entrevista de Luís Raposo ao esquerda.net em setembro de 2012:
Comments
Os meus parabéns!
Os meus parabéns!
Add new comment