Luís Raposo escolhido para presidir ao ICOM Europa

Crítico das políticas culturais dos últimos governos, Luís Raposo foi afastado em 2012 da direção do Museu Nacional de Arqueologia. Vai agora liderar a maior organização internacional de museus, após ganhar a votação ao coordenador da rede de museus de França.
Luís Raposo, crítico das políticas para os museus e património dos últimos governos, foi escolhido para presidir ao ICOM Europa.

O arqueólogo e museólogo que protagonizou críticas duras às políticas do património dos governos Sócrates e Passos Coelho – que o afastou do cargo de diretor do Museu de Arqueologia em 2012 – foi escolhido este domingo para liderar o Conselho Internacional de Museus - ICOM Europa, entidade com estatuto consultivo no âmbito das Nações Unidas.

Luís Raposo é membro do Conselho Consultivo da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Quando era diretor do Museu Nacional de Arqueologia, foi uma das vozes da contestação à proposta de transferência para o edifício da Cordoaria Nacional, que não se chegou a concretizar. Em setembro de 2012, participou numa audição pública realizada pelo Bloco de Esquerda e disse ao esquerda.net que o ponto da situação dos museus e do património em Portugal estava a ser marcado por “um recuo de muitas décadas”.

Segundo a agência Lusa, a escolha do arqueólogo e museólogo português foi feita por 15 votos contra os 5 obtidos por Barnard Blache, coordenador da rede francesa de museus e do centro de desenvolvimento da cultura científica, técnica e cultural em França. Luís Raposo afirmou estar “honrado com a responsabilidade” desta eleição e planeia a realização de duas conferências anuais do ICOM Europa sobre o conceito de museu nacional, as fusões de museus, os novos modelos e gestão dos museus, entre outros temas.

Veja aqui a entrevista de Luís Raposo ao esquerda.net em setembro de 2012:

ESQUERDA.NET | Entrevista | Luís Raposo | Presidente do ICOM

Termos relacionados Cultura