You are here

Loures deve ser prioridade na expansão do metro, defende o Bloco

Projeto de resolução do Bloco aponta Loures como a prioridade a assumir para a expansão do metro de Lisboa. O autocarro é insuficiente para os 200 mil habitantes do concelho, que estão a aumentar com a fuga ao custo da habitação em Lisboa.
Metro de Lisboa. Foto de Paulete Matos.
Foto de Paulete Matos.

Loures deve ser a prioridade nos planos de expansão do metro de Lisboa, defende o Bloco de Esquerda. Num projeto de resolução entregue no Parlamento, os deputados do Bloco recordam que “há mais de três décadas a expansão da rede do metropolitano de Lisboa para Loures tem sido uma reivindicação" dos 200 mil habitantes de Loures, e lamentam que "esta justa pretensão não foi ainda materializada devido às escolhas políticas dos vários governos, que de forma constante e sucessiva goraram as expectativas da população”.

Apesar do concelho de Loures ser atravessado por “algumas das maiores vias de comunicação do país”, o autocarro continua a ser o único meio de transporte público prático para chegar à capital, e não chega para as necessidades. Devido à falta de alternativas práticas, milhares de famílias e pessoas de Loures são "quase sempre atiradas para a alternativa do transporte privado e individual”, onde se vêem "obrigadas a longos movimentos pendulares diários" e vão "perdendo horas no trânsito", nota o documento.

O custo da habitação em Lisboa está a agravar o problema, refere o documento, notando-se já o seu efeito num aumento da população de Loures, que por sua vez aumenta a pressão sobre os transportes e vias de acesso à capital.

Por estas razões, os deputados do Bloco recomendam ao governo a assumir como prioritária a expansão do metro para o concelho de Loures, e que o concelho se integre na rede de transportes metropolitanos de Lisboa, permitindo aos e às Lourenses “tornar o seu trajeto para Lisboa mais rápido, simples, barato e ecológico”.

Termos relacionados Sociedade
(...)