You are here

Londres: Milhares dão as boas-vindas aos refugiados

Milhares de pessoas participaram este sábado, em Londres, numa manifestação exigindo medidas políticas que facilitem o acolhimento de um maior número de refugiados tendo criticado as penalizações a que estes são sujeitos
Foto Swissinfo

Com cânticos e danças, os manifestantes saíram de Park Lane, uma avenida que contorna o Hyde Park no centro da cidade, dirigindo-se depois até à residência oficial da primeira-ministra britância, Theresa May, empunhando cartazes onde se podia ler "Um mundo, um povo" e "Os amigos são bem-vindos".

Os participantes na manifestação gritaram ainda “Refugiados, deixai-os ficar… deportem Theresa May”.

Claire Marie Goggin marcou presença na manifestações e disse à agência France Press que estava ali “porque meus filhos têm sorte de poder dormir todas as noites numa casa segura, com a barriga cheia, e parece-me que todas as crianças deveriam ter direito a isso".

“A minha mensagem é no sentido de protegermos todos os irmãos e irmãs provenientes de todo o mundo, no sentido de os deixarmos vir para cá e pararmos de os penalizar devido à proveniência ou à cor da pele”, disse, por seu turno, Felicity Rose que trabalha na “selva” de Calais e que se deslocou propositadamente a Londres para a concentração.

65 milhões de deslocados

Note-se que o Reino Unido, que se recusa a participar no acolhimento de refugiados que chegam à Europa, prometeu acolher, durante cinco anos, 20 mil cidadãos sírios provenientes de campos de refugiados da fronteira daquele país.

A manifestação foi organizada pela associação Solidariedade com os Refugiados tendo sido apoiada pela Amnistia Internacional (AI) e a sua realização decorreu numa data muito próxima do início da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas que começa esta terça-feira, em Nova Iorque, e onde será discutida a crise dos refugiados e a guerra na Síria.

De acordo com a ONU, há 65 milhões de deslocados no mundo, dos quais 21 milhões são pessoas que fogem das perseguições, da pobreza e dos conflitos nos seus países.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Crise dos refugiados, Internacional
(...)