Livro sobre Salgueiro Maia publicado em Portugal e Espanha

Foi recentemente lançado o livro “Salgueiro Maia – das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, em Espanha com o título “Salgueiro Maia – de las Guerras en África a la Revolución de los Claveles y su Evolución Posterior”, do historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado.
Imagem parcial da capa do livro “Salgueiro Maia – das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, do historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado.

O livro foi publicado em espanhol, pela Fundação Caja Badajoz, e em português, pelas Edições Colibri. Tem um prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e tradução de um dos Capitães de Abril (capitão do mar e guerra Almada Contreiras). É coeditado pela Associação 25 de Abril e pela Associação Salgueiro Maia.

Moisés Cayetano Rosado é um historiador, interventivo e corajoso, na busca da verdade histórica e da defesa e salvaguarda da cultura do seu país, mas também apaixonado pelo seu país vizinho – Portugal – participando na organização de inúmeros eventos literários e culturais.

Nasceu em La Roca de la Sierra (Badajoz, Espanha), em 1951. É licenciado em Filosofia e Ciências da Educação e doutorado em Geografia e História. Publicou vários livros sobre diversos aspetos da vida raiana e temas históricos e sociais da realidade dos dois lados da fronteira. Dirige a revista “O Pelourinho”, dedicada a temas comuns entre os dois países.

Segundo o autor, este seu mais recente livro resulta “de um ano de intenso esforço, pesquisando em arquivos, documentos, documentários, jornais, publicações memoriais, narrativas, investigações, entrevistas pessoais, contactos de todos os tipos e uma ajuda muito generosa de amigos, conhecidos, pessoas comprometidas com a causa que venho aprofundando, e em que, de forma mais ou menos ‘obsessiva’, venho trabalhando há não menos de 25 anos”.

Moisés Cayetano Rosado

Para Moisés Cayetano Rosado, Salgueiro Maia foi um “homem excecional com o qual todos temos que aprender”, e o seu trabalho também pretende ser mais uma "homenagem a quem tanto devemos pela sua ação e exemplo”.

Segundo o autor, “de 1961 a 1974, Portugal enfrentou os movimentos de independência de Angola, Guiné e Moçambique, com a participação do Capitão Salgueiro Maia nos cenários de guerra de Moçambique e Guiné, constatando, no final, que está do lado errado da história. Em 25 de abril de 1974, Salgueiro Maia comandou a coluna que partia de Santarém para Lisboa, para derrubar o Governo, correspondendo ao papel histórico de prender o ditador Marcelo Caetano, que o cumpriu com temperança, coragem e exemplaridade. O posterior desenvolvimento da Revolução e, principalmente, a renovação democrática não farão justiça a este corajoso militar, que faleceu em 4 de abril de 1992, após uma dolorosa enfermidade, desencantado com a evolução do processo e com o tratamento que recebeu”.

Termos relacionados Cultura