You are here

Lisboa terá uma rua em homenagem a Marielle Franco

A proposta do Bloco de Esquerda foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara. Assim, Lisboa irá homenagear a vereadora brutalmente assassinada no Rio de Janeiro.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

Após aprovação em reunião de câmara, é mandatada a Comissão Municipal de Toponímia, como órgão consultivo da edilidade, para analisar e apreciar a proposta de homenagem a Marielle Franco, com a atribuição do respetivo topónimo.

No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco foi brutalmente assassinada a tiro à saída de uma sessão pública de empoderamento das mulheres negras.

Marielle Franco, defensora intransigente dos direitos humanos e auto-intitulada “cria da favela da Maré”, foi a quinta Vereadora mais votada do Rio de Janeiro, nas eleições de 2016, com mais de 46 mil votos na sua primeira disputa eleitoral. 

Socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e crítica da recente ocupação de vastas áreas urbanas pela intervenção militar do governo federal no Rio de Janeiro, Marielle Franco empenhou-se na luta pelos direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras e dos moradores de favelas e periferias, e na denúncia da violência policial.

A morte de Marielle, e do motorista, Anderson Pedro Gomes, gerou uma enorme comoção no Rio de Janeiro e em outras cidades do país e do mundo, o que levou multidões a protestar nas ruas.

Termos relacionados Política
(...)