You are here
Liga equipara ofensas por orientação sexual e identidade de género a insultos racistas

Numa reunião onde se decidiram várias matérias relacionadas relacionadas com o campeonato de 2020/2021, a Liga de Clubes aprovou a inclusão de ofensas com base na orientação sexual e identidade de género na lista de comportamentos puníveis pelos seus regulamentos.
Esta medida irá abranger não só os jogadores de futebol, mas também o público e demais agentes envolvidos nos jogos de futebol. De acordo com a proposta aprovada, estas ofensas passam a estar equiparadas aos comportamentos racistas, o que afetará as sanções relacionadas com o comportamento do público, sendo que esta medida está relacionada com a entrada em vigor das alterações à lei contra a violência no desporto (lei n.º39/2009).
Segundo notícia do JN, as sanções devido ao comportamento do público também sofreram alterações e passa a haver a possibilidade de interditar temporariamente uma parte ou setor do estádio, em vez de todo o recinto.
Em relação aos insultos racistas, que recentemente geraram debate na Liga de Clubes, ficou também definido quais os procedimentos a aplicar, Assim, definiu-se que o árbitro dará nota disso aos delegados da Liga, dando-lhes conhecimento dos procedimentos do speaker fazer até dois avisos no estádio, espaçados por cinco minutos e no segundo já com os jogadores no balneário. Caso se mantenham os atos de racismo, xenofobia e intolerância, será evacuado o estádio ou a zona onde os atos são praticados.
Por último, os clubes que permitam a exibição de faixas que promovam ou consintam comportamentos discriminatórios passarão a ser punidos com dois a cinco jogos à porta fechada.
Add new comment