You are here

Liga equipara ofensas por orientação sexual e identidade de género a insultos racistas

A Liga vai passar a enquadrar as ofensas de género e orientação sexual nos comportamentos discriminatórios punidos pelos regulamentos. Foram também definidos os procedimentos a seguir nos casos de ofensas raciais durante os jogos.
Assembleia geral extraordinária da Liga no início de junho.
Assembleia geral extraordinária da Liga no início de junho. Fotografia de José Coelho/Lusa.

Numa reunião onde se decidiram várias matérias relacionadas relacionadas com o campeonato de 2020/2021, a Liga de Clubes aprovou a inclusão de ofensas com base na orientação sexual e identidade de género na lista de comportamentos puníveis pelos seus regulamentos.

Esta medida irá abranger não só os jogadores de futebol, mas também o público e demais agentes envolvidos nos jogos de futebol. De acordo com a proposta aprovada, estas ofensas passam a estar equiparadas aos comportamentos racistas, o que afetará as sanções relacionadas com o comportamento do público, sendo que esta medida está relacionada com a entrada em vigor das alterações à lei contra a violência no desporto (lei n.º39/2009). 

Segundo notícia do JN, as sanções devido ao comportamento do público também sofreram alterações e passa a haver a possibilidade de interditar temporariamente uma parte ou setor do estádio, em vez de todo o recinto. 

Em relação aos insultos racistas, que recentemente geraram debate na Liga de Clubes, ficou também definido quais os procedimentos a aplicar, Assim, definiu-se que o árbitro dará nota disso aos delegados da Liga, dando-lhes conhecimento dos procedimentos do speaker fazer até dois avisos no estádio, espaçados por cinco minutos e no segundo já com os jogadores no balneário. Caso se mantenham os atos de racismo, xenofobia e intolerância, será evacuado o estádio ou a zona onde os atos são praticados.

Por último, os clubes que permitam a exibição de faixas que promovam ou consintam comportamentos discriminatórios passarão a ser punidos com dois a cinco jogos à porta fechada.

Termos relacionados Sociedade
(...)