You are here

“Leiria Film Fest” regressa de 27 a 30 de maio

A oitava edição do “Leiria Film Fest” – Festival Internacional de Curtas Metragens, decorre entre 27 e 30 de maio no Teatro Miguel Franco e no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria. O programa conta com quase trinta curta-metragens de ficção, animação e documentário.
“Leiria Film Fest” de 27 a 30 de maio / Fotografia: Facebook do Leiria Film Fest

Foram cerca de 500 as candidaturas para participar nesta edição do “Leiria Film Fest” – Festival Internacional de Curtas Metragens. As 27 obras selecionadas são oriundas de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Canadá, Eslováquia, Albânia, Islândia, Guiné-Bissau e Hungria. Três apresentam-se em estreia mundial e onze em estreia nacional.

A situação pandémica levou a organização do “Leiria Film Fest” a alterar a duração máxima de 'curtas' de 15 para 20 minutos e a aceitar apenas produções a partir do ano de inscrição (neste caso, de 2020 e 2021). "Estamos a trabalhar para conseguir aumentar a qualidade e novidade da programação, e estas pequenas alterações fazem toda a diferença no sentido de aumentar valor ao festival", refere o diretor do Leiria Film Fest, Bruno Carnide, em declarações à Agência Lusa.

As 27 obras concorrem aos prémios de melhores 'curtas' das categorias de ficção nacional, ficção internacional, animação nacional, animação internacional, documental nacional, documental internacional, a um prémio do público e ainda à melhor curta-metragem de Leiria.

Realizado, anualmente, desde 2013, o “Leiria Film Fest” teve, no total das sete edições, quase 3,5 mil filmes inscritos (de 74 países) e 4.700 espectadores.

“A seleção de curtas-metragens tem merecido críticas bastante positivas ao longo dos anos, fazendo com que o festival tenda a ser, constantemente, procurado por um número cada vez mais crescente de realizadores e produtores, com o objetivo de levarem aqui as suas obras a concurso”, conclui Bruno Carnide.

O programa completo do “Leiria Film Fest”– Festival Internacional de Curtas Metragens pode ser consultado aqui ou aqui.

Termos relacionados Cultura
(...)