You are here

Leiria: Câmara isolou bairro social com um muro

Chama-se Bairro Social da Integração e aí moram 47 pessoas em 18 casas. Quando fez obras de recuperação, a Câmara Municipal de Leiria construiu um muro que separa os habitantes do bairro social, na maioria ciganos, das vivendas.
Casa no Bairro Social da Integração em Leiria. Foto: Câmara Municipal de Leiria.

“Integração” é o nome de um Bairro Social em Leiria. É constituído por 18 casas e conta com uma população de 47 pessoas. A Câmara Municipal de Leiria fez obras de recuperação dos edifícios no bairro e construiu um muro à sua volta.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias. A população que é maioritariamente de pessoas de etnia cigana queixa-se de discriminação. A este jornal, Sandra Mafra, moradora no bairro, declarou: “dizem que nos temos de integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha”. E acrescenta: “até fico afrontada a olhar para isto. Sinto falta de ar.”

O Jornal nota que a construção do muro causa ainda outros problemas para além das questões ligadas à discriminação, nomeadamente ao nível da circulação automóvel, tirando espaço às faixas, dificultando a passagem dos veículos de maiores dimensões, diminuindo lugares de estacionamento.

Quando o JN questionou a responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valente, justificou a construção do muro com a “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes” e acrescentou que é “intenção do município que seja objeto do projeto Paredes com História”, ou seja o muro será posteriormente pintado por artistas.

Termos relacionados Sociedade
(...)