You are here

Las Vegas encaminha pessoas em situação de sem abrigo para parque a céu aberto

Depois de encerrar mais um centro de acolhimento devido à Covid-19, a cidade de Las Vegas disponibilizou um parque de estacionamento onde as pessoas dormem no chão. A medida já mereceu fortes críticas, incluindo as do vereador do Bloco em Lisboa.
pessoas em situação de sem abrigo
foto publicada em https://twitter.com/JulianCastro/status/1244700056151867392

A decisão foi tomada este fim de semana, depois do encerramento de um centro de acolhimento com capacidade para 500 pessoas, após ter sido detectado um caso de infecção pelo novo coronavírus.  

De acordo com o New York Post, para solucionar este problema, a cidade de Las Vegas disponibilizou um parque de estacionamento a céu aberto, onde pintou, no chão, marcas que delimitam o espaço disponível para cada pessoa, e forneceu cobertores e colchões que serão desinfetados todos os dias.Inicialmente foi colocada uma carpete na totalidade do parque de estacionamento, tendo sido substituída por cobertores individuais, para facilitar a sua limpeza.  Além disso, à entrada do parque, há uma verificação de cada sem-abrigo feita por estudantes de medicina da Universidade de Touro.

As imagens de pessoas em situação de sem abrigo espalhadas pelo parque, não observando a distância de segurança, e sem quaisquer condições, já mereceram fortes críticas, incluindo as do vereador do Bloco em Lisboa, responsável pela área dos Direitos Sociais, e que tem mantido uma forte resposta a esta população: “Nos EUA, um exemplo do que não deve ser feito. Em Lisboa, já abrimos quatro pavilhões com centenas de camas. A partir daqui iremos trabalhar noutras respostas”, afirma o vereador na sua página de Facebook.

Nos EUA, um exemplo do que não deve ser feito. Em Lisboa, já abrimos quatro pavilhões com centenas de camas. A partir daqui iremos trabalhar outras respostas. #Lisboa #SemAbrigo #Covid19

Publicado por Manuel Grilo em Terça-feira, 31 de março de 2020

Julián Castro, antigo Secretário da habitação e desenvolvimento urbano de Barack Obama, criticou a medida no seu Twitter: “Depois de criminalizar as pessoas em situação de sem abrigo, LAs Vegas está agora a acumular as pessoas em parques de estacionamento, longe da vista”. E não deixou de assinalar a quantidade de casas disponíveis na cidade : “Existem 150 mil quartos de hotel vazios na cidade. Que tal uma cooperação público-privada para temporariamente abrigar as pessoas nestes locais. E financiamento para habitação permanente!

Como afirma o Guardian, a população em situação de sem abrigo tem crescido no Estado do Nevada, atingindo já cerca de 6500 pessoas. Em Las Vegas, a forma de lidar com este problema tem sido a repressão. Meses antes da pandemia, em Novembro, o Governo da cidade aprovou medidas que tornaram os actos de sentar, repousar, ou a “instalação” no passeio, em actos puníveis com até 6 meses de prisão, ou com multas que podem ir até aos 1000 dólares.

 

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)