You are here

Lançada IEC “Pelo transporte justo na Europa”

Iniciativa Europeia de Cidadãos lançada pela Federação Europeia de Trabalhadores dos Transportes.
Foto de Josh Hallett/Flickr

A Iniciativa Europeia de Cidadãos (IEC) intitulada “Pelo transporte justo na Europa” foi lançada pela Federação Europeia de Trabalhadores dos Transportes. Inclui propostas legislativas e não legislativas para garantir uma competição justa e tratamento igual para trabalhadores de diferentes transportes. A petição pode ser assinada online aqui

O objetivo da iniciativa é, nas suas próprias palavras, “acabar com práticas laborais inaceitáveis, que resultam em práticas de precarização social e salarial. Exigimos à Comissão Europeia que garanta uma competição justa em diferentes meios de transporte para garantir um tratamento igual nos diferentes meios de transporte e para garantir tratamento igual dos trabalhadores (relativamente a igual pagamento e condições de trabalho), independentemente do país de origem”.

Os organizadores explicam que “a precarização social não conhece fronteiras. É usado em incontáveis casos de cabotagem nas estradas, em métodos como o da Ryanair nos céus e em trabalhadores marítimos mal pagos que são enganados em navios. Isto terá de mudar. E tem de mudar já, antes que desapareçam mais empregos”. E prosseguem, afirmando que “o ato de imputar o custo de trabalhadores dos transportes a custo de saldo aos próprios trabalhadores tem de parar. A precarização social tem um custo elevado: degradação das condições de trabalho, dumping salarial e competição desleal para empresas decentes”.

Uma IEC requere um milhão de assinaturas, que podem vir de todos os países da Europa. Neste caso, a data limite de entrega das assinaturas é 14 de setembro de 2016.

Termos relacionados Internacional
(...)