You are here

Lamego: Descargas ilegais no rio Balsemão

O Bloco de Lamego esteve junto ao rio, que passa pela cidade, constatou uma descarga e formalizou queixa às autoridades, “para que se proceda à análise da qualidade da água e à identificação do problema e da origem”.
Bloco de Lamego constatou uma descarga no rio e formalizou queixa às autoridades, “para que se proceda à análise da qualidade da água e à identificação do problema e da origem”
Bloco de Lamego constatou uma descarga no rio e formalizou queixa às autoridades, “para que se proceda à análise da qualidade da água e à identificação do problema e da origem”

Em comunicado com o título “Poluição no rio Balsemão”, o núcleo concelhio de Lamego do Bloco de Esquerda diz que está preocupado com descargas ilegais de efluentes no rio Balsemão, que passa pela cidade de Lamego e desagua na margem esquerda do rio Varosa.

Segundo os bloquistas, nos últimos dias verificaram-se “alterações significativas nas características da água, observáveis pela cor acastanhada e pelo odor pérfido e nauseabundo, junto ao Bairro da Ponte - importante bairro histórico da cidade”.

Na manhã desta segunda-feira, bloquistas do núcleo de Lamego estiveram junto ao rio, “no preciso momento em que estaria a decorrer uma descarga”, e formalizaram queixa , pedindo a análise da qualidade da água a identificação do problema e da origem.

“Confirmando-se a situação de crime ambiental, lutaremos até às últimas consequências para que os autores sejam severamente punidos”, declara o Bloco de Lamego, que apelou ao respetivo município para que “em conjunto com as autoridades de saúde, use os meios à disposição para diagnosticar e resolver o problema o mais rapidamente possível”.

Os bloquistas assinalam também que a “poluição no rio Balsemão e noutros cursos de água é já uma problemática recorrente no concelho, seja neste mesmo local (geralmente no Inverno), no rio Coura (mais evidente nas localidades de Medelo e Lages) ou em Cambres, onde aliás - ao que se sabe - já houve várias denúncias”.

Termos relacionados Ambiente
(...)