You are here

Lactogal impõe baixa de preços pagos ao produtor e promove abandono da atividade

O Bloco considera a decisão da Lactogal injustificável e mostra-se totalmente solidário com os produtores de leite, suas famílias e trabalhadores, comprometendo-se a fazer o possível para contrariar este caminho.
Foto de Estela Silva, Lusa.

A Lactogal propôs aos produtores pagar-lhes para desistirem de fornecer leite ou reduzirem os seus contratos, por forma a diminuir a recolha anual em 60 milhões de litros de leite e, alegadamente, garantir a valorização máxima do preço do leite.

Entretanto, a empresa, cujo volume de negócios atingiu no ano passado cerca de 940 milhões de euros, veio anunciar que, a partir deste mês, paga menos 1 cêntimo por cada litro de leite.

Conforme recordam Pedro Soares e Carlos Matias em comunicado, “este corte no rendimento dos produtores ocorre precisamente quando no mercado europeu tem vindo a verificar-se uma ligeira recuperação de preços, após o desastre da eliminação das quotas leiteiras em 2015”.

Os deputados bloquistas referem que “o preço médio pago aos produtores de leite em Portugal tem sido, desde há anos, dos mais baixos praticados na Europa”, sendo que as “consequências económicas da desvalorização da produção de leite em Portugal têm sido extremamente negativas para os produtores e para as regiões onde estes se inserem”.

Tal como explicam os próprios produtores, a diminuição do valor do litro de leite agora anunciada “pode parecer insignificante, mas representa um ordenado mínimo numa empresa familiar de dimensão média com cerca de 50 vacas em produção”.

Pedro Soares e Carlos Matias destacam que o Bloco “apoia a produção leiteira nacional e bate-se pela soberania e segurança alimentar do nosso país”, considerando “injustificável qua a Lactogal imponha a baixa de preços pagos ao produtor e promova o abandono da actividade, acenando com compensações aos produtores que aceitem reduzir ou abandonar totalmente a produção”.

“O Bloco lamenta esta decisão da Lactogal e mostra-se totalmente solidário com os produtores de leite, suas famílias e trabalhadores. Fará o possível para contrariar este caminho e apoiar os nossos produtores”, garantem os deputados.

Confrontado com a decisão da Lactogal, o Ministério da Agricultura assinala apenas que "a Lactogal é uma empresa privada que opera no mercado, estando o Governo legalmente impedido de interferir nas suas opções de gestão".

Termos relacionados Política
(...)