Juntos no Rivoli - Porto

ACÇÃO DE RUA SÁBADO 30 NA RUA DE SANTA CATARINA
rivoli2Na sequência da vigília realizada a 24 de Julho (notícia no portal esquerda.net) está a ser constituído no Porto um movimento de cidadãos preocupados com o actual momento da vida da cidade, em especial com a anunciada privatização do Rivoli-Teatro Municipal. A primeira iniciativa pública deste movimento constituirá numa acção de rua para continuação da recolha de assinaturas da petição criada na página juntosnorivoli.com de forma a ultrapassar as 10.000 adesões e para preparar a entrega formal desta à Assembleia Municipal do Porto. A acção decorrerá no próximo sábado dia 30 de Setembro entre as 11h00 e as 13h00 na Rua de Santa Catarina junto ao Café Majestic.

Pelo Porto - Juntos no Rivoli

Porquê:

Porque a cultura representa a identidade de um povo

Porque a cultura estrutura uma sociedade democrática

Porque a cultura constrói sociedades mais produtivas e criativas

Porque a cultura tem benefícios económicos directos e indirectos

Porque estivemos demasiado tempo de braços cruzados

Porque a cidadania passa por todos nós - cidadãos - e como tal responsáveis.

Porque assistimos a um desmantelar de investimentos avultados e difíceis de realizar no curto-prazo

Porque somos cidadãos do Porto

Porque queremos um Porto mais democrático

Porque queremos uma cidade de relevância nacional e internacional

Porque queremos um Porto de oportunidades

Porque queremos um Porto capaz de reter os seus valores

Porque não podemos permitir que a cidade perca o seu futuro em estratégias sem norte, desejo ou ambição.

Porque é preciso não deixar que as medidas que afectam todos sejam tomadas à socapa, para assim impedir que as vozes se levantem (em oposição ou defesa...)

Porque temos massa crítica para o fazer

Queremos:

Repensar a cidade

Envolver toda a sociedade civil

Intervenções que estruturem o médio e longo prazo

Ter uma voz activa no desenvolvimento do Porto e do seu posicionamento

Queremos debater o Rivoli, o seu futuro, o destino do teatro municipal, que deve ser de todos.

Recusamos um concurso que apenas serve para entregar à lógica de privados o que foi comprado e recuperado com dinheiros públicos.

Defendemos a continuação do Rivoli, numa lógica de serviço público, como um instrumento de uma política cultural encarada como factor de desenvolvimento.

Queremos ajudar a encontrar alternativas para a gestão de uma política que sabemos ter recursos limitados mas que é um universo de oportunidades.

Vamos ser um espaço sistemático de observação critica da realidade cultural da cidade do Porto e da sua área metropolitana.

Propomos a reflexão e a participação de todos na construção de uma solução alternativa que defenda os interesses do Porto.

Pelo Porto - Juntos no Rivoli

Os subscritores

Alberto Magno; Alexandra Gandra; Ana Morais; Belmiro Magalhães; Carla Lopes; Carla Miranda; Carlos Azevedo; Carlos Romero; Carlos Tê; Dalila Carmo; Dario Oliveira; David Pontes; Fausto Neves; Francisco Alves; Francisco Beja; Helena Maia; João Teixeira Lopes; João Viana Jorge; José Carretas; Júlio Moreira; Luís Costa; Manuel Leitão; Maria João Machado; Miguel Bandeira; Miguel Guedes; Miguel Santos Henriques; Miguel von Haff Perez; Milice Ribeiro dos Santos; Nuno Grande; Pedro Bacelar de Vasconcelos; Pedro Guedes; Pedro Guedes de Oliveira; Pedro Pombo; Raul Constante Pereira; Ricardo Alves; Roberto Machado; Rui Encarnação; Rui Sá; Sérgio Teixeira; Soares da Luz; Teresa Vaz; Vera Santos.

Termos relacionados Sociedade