You are here

Judiciária lança operação anticorrupção em autarquias do PSD e PS

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ está a fazer dezenas de buscas esta quarta-feira em várias Câmaras, Juntas de Freguesia e também em instalações do PSD e do PS.
Foto de Paulete Matos.

Segundo avança a edição online do Jornal de Notícias, a operação  decorre no âmbito de um inquérito em que são investigados, entre outros, crimes de corrupção.

Lisboa, Braga e Faro são alguns dos distritos visados nas buscas. Na capital, a polícia entrou na sede distrital do PSD, na concelhia do PS, na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia do Areeiro, Estrela e Santo António.

Ainda segundo o JN, na mira da investigação estão contratos de adjudicação feitos pelas Câmaras e Juntas de Freguesia a várias empresas, bem como contratos de avença celebrados com militantes dos partidos em causa. Entre os nomes dos envolvidos na investigação estão o antigo líder da JSD/Braga e atual conselheiro nacional do PSD, Carlos Eduardo Reis, e o ex-vice presidente da bancada parlamentar do PSD, Sérgio Azevedo.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa confirmou a realização de 70 buscas, incluindo a "escritórios de advogados, autarquias, sociedades e instalações partidárias, em diversas zonas geográficas de Portugal Continental e Açores, envolvendo a presença de três juízes de instrução, doze magistrados do Ministério Público, peritos informáticos e financeiros e inspectores da Polícia Judiciária em número que ascende a cerca de 200".

"Segundo os fortes indícios recolhidos apurou-se, no essencial, que um grupo de indivíduos ligados às estruturas de partido político, desenvolveram entre si influências destinadas a alcançar a celebração de contratos públicos, incluindo avenças com pessoas singulares e outras posições estratégicas", refere o comunicado, acrescentando que o inquérito dse encontra abrangido pelo segredo de justiça.

Os crimes sob investigação incluem corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.


Notícia atualizada às 12h40 com a informação sobre o comunicado da Procuradoria.

Termos relacionados Sociedade
(...)