José Gusmão promove audição pública sobre saúde mental

21 de February 2022 - 19:50

Com o intuito de receber contributos para o relatório “Saúde mental no mundo digital do trabalho”, a audição pública realiza-se a 26 de fevereiro, em Lisboa. “Há ainda um longuíssimo caminho a fazer, tanto no acesso como na eliminação do preconceito” afirma o eurodeputado.

PARTILHAR
José Gusmão promove audição pública sobre saúde mental 

No âmbito do trabalho desenvolvido no Parlamento Europeu, designadamente na Comissão de Emprego e Assuntos Sociais (EMPL), o eurodeputado do Bloco de Esquerda José Gusmão é relator do relatório “Saúde mental no mundo digital do trabalho”. 

Este relatório pode receber propostas de alteração e o eurodeputado José Gusmão promove uma audição pública no Espaço Miguel Portas de Lisboa, na Rua Marquês Ponte de Lima nº 17, no sábado, dia 26 de fevereiro.

“O preconceito sobre saúde e doença mental expressa-se nos discursos e nos silêncios quotidianos, na sua invocação estigmatizante ou ridicularização. Expressa-se também na forma como em tantos locais de trabalho, a saúde mental ainda é um não-tema, mesmo na presença de casos concretos e até generalizados”, afirma José Gusmão em declarações ao Esquerda.net, acrescentando que “nesta audição pública queremos ouvir os profissionais da área da saúde mental, bem como todas as pessoas que possam participar, trazendo as suas opiniões e experiências. Queremos ir além das narrativas romantizadas sobre o trabalho na era digital, falar de novas e velhas formas de exploração e das suas consequências para a saúde mental”.

O painel da manhã, a decorrer entre as 10h30 e as 12h30, designa-se “Saúde Mental é  Saúde?” e conta com Ana Matos Pires (Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental), Jorge Barroso Dias (Sociedade Portuguesa de Medicina no Trabalho), Maria José Chambel (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa). 

A sessão da tarde, entre as 14h30 e as 16h30, designa-se “O Trabalho ou a Vida?” e conta com José Soeiro (Sociólogo e deputado Bloco de Esquerda), Manuel Gonçalves (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual – SINTTAV) e Maria da Paz Lima (Socióloga do trabalho e das relações industriais – ISCTE). O encerramento será efetuado pelo eurodeputado José Gusmão.