You are here

José de Mello Saúde e Luz Saúde faturam 2,7 milhões de euros por dia

Segundo assinala o Expresso Diário, os dois “gigantes da saúde privada em Portugal” faturaram 983 milhões de euros em 2015, o equivalente a 112 mil euros à hora. Receitas das duas empresas têm crescido a um ritmo bastante mais acentuado que o da evolução da economia portuguesa.
Foto de Paulete Matos.

Segundo refere o jornal, no ano passado, a Luz Saúde, detida em 98,4% pelos chineses da Fosun, faturou mais 5,5% do que em 2014. Já a José de Mello Saúde, presidida por Salvador de Mello, e que detém a rede de clínicas e hospitais CUF, registou um aumento das suas receitas de 9%. As duas empresas lucraram cada uma 22 milhões de euros em 2015. O lucro da José de Mello saúde cresceu 34% face a 2014 e o da Luz Saúde 20%.

Se, em 2015, os cuidados privados movimentaram 352 milhões de euros na José de Mello Saúde e 327 milhões na Luz Saúde, parte dos ganhos destes “gigantes da saúde privada em Portugal” resulta das parceria público privadas (PPP) que lhes foram atribuídas: no que concerne à José de Mello Saúde, em causa estão os hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira; a Luz Saúde gere o hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

O Expresso Diário assinala que as unidades do grupo Mello contaram com 2,07 milhões de consultas no ano passado, o que representa um acréscimo de 13% face a 2014, e os hospitais e clínicas da Luz Saúde registaram 1,7 milhões de consultas, mais 7% do que no ano anterior. Também a afluência às urgências sofreu um aumento de 5% na José de Mello Saúde e de 2% na Luz Saúde.

A José de Mello Saúde também lidera no que respeita ao número de camas - 1521, das quais 980 nas unidades de saúde em regime de PPP. No final do ano passado, a Luz Saúde, que, ao contrário da sua concorrente, é proprietária da maior parte dos edifícios em que está instalada, registava 1179 camas. Já no que respeita ao número de trabalhadores, o panorama inverte-se: a José de Mello Saúde somava 7.761 trabalhadores e a Luz Saúde 10 mil.

A José de Mello Saúde tem atualmente em curso investimentos de 200 milhões de euros, na sua maior parte destinados ao aumento da sua capacidade instalada no hospital CUF Descobertas e na substituição do hospital CUF Infante Santo pelo novo CUF Tejo. A Luz Saúde pretende também expandir a sua capacidade instalada no Hospital da Luz, no Hospital da Arrábida e no Hospital da Luz - Clínica de Oeiras.

O ímpeto expansionista das duas empresas é possível na medida em que, segundo assinala o Expresso Diário, o seu balanço financeiro “evidencia solidez”.

A Luz Saúde encerrou o ano passado com uma dívida de 187 milhões, um múltiplo de 3,1 vezes o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) e a José de Mello Saúde fechou 2015 com uma dívida líquida de 128,6 milhões de euros, duas vezes o seu EBITDA . O ativo fixo tangível do grupo Mello é, por sua vez, de 167 milhões de euros, enquanto o da Luz Saúde atinge os 251 milhões.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (2)