You are here

“Jornalistas não são caixas de ressonância”

Com uma página quase em branco, o Jornal de Barcelos deu o exemplo no boicote às conferências de imprensa sem direito a perguntas, aprovado no recente Congresso dos Jornalistas.
gravador e bloco de notas
Foto Keila Trejo/iadMedia/Flickr

Os jornalistas reunidos em Congresso no mês passado em Lisboa discutiram a resposta a dar às conferências de imprensa sem direito a perguntas. Uma das propostas aprovadas no plenário apelava ao boicote a estas ações de comunicação que não permitem aos profissionais da informação questionarem os protagonistas das notícias.

Esta semana, o Jornal de Barcelos foi contactado para uma conferência de imprensa do PS local, que apresentaria os seus coordenadores autárquicos concelhios. A surpresa veio quando após as duas intervenções iniciais os jornalistas foram informados de que não poderiam fazer perguntas.

Em reação ao sucedido, o Jornal de Barcelos publicou uma página quase toda em branco, com uma nota da direção a explicar o motivo. Diz a nota que “os jornalistas não foram informados previamente de que não hes seria permitido questionar ou pedir esclarecimentos”.

“Porque o jornalismo se faz através da confrontação de factos e realidades e do exercício do contraditório, porque os jornalistas não são meros receptáculos ou caixas de ressonância”, o Jornal de Barcelos resolveu nada publicar sobre a conferência de imprensa, “estando ciente de que os seus leitores poderão estranhar esta atitude inédita, mas não deixarão de a respeitar”.

Termos relacionados Sociedade
(...)