You are here

Jornadas do Património em 150 concelhos do país até 3 de outubro

Com 900 atividades presenciais e online programadas, as Jornadas Europeias do Património irão estar presentes em 150 concelhos a partir desta sexta-feira.
Na Madeira, o Palácio de São Lourenço promove visitas comentadas e, ao final do dia, acolhe uma atuação da Orquestra de Cordas do Conservatório. Imagem via DGPC.
Na Madeira, o Palácio de São Lourenço promove visitas comentadas e, ao final do dia, acolhe uma atuação da Orquestra de Cordas do Conservatório. Imagem via DGPC.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) decorrem entre 24 de setembro e 3 de outubro com 900 atividades presenciais e 'online' previstas em 150 concelhos do país, na maioria gratuitas, sob o signo dos valores da diversidade e da inclusão.

Estão previstas 320 visitas guiadas e livres, 40 espetáculos, 100 exposições, 80 ‘workshops’ e 50 conferências, em museus, monumentos, palácios e outros espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Entre as iniciativas programadas está prevista, no sábado, uma conferência, no Mosteiro dos Jerónimos, por Fernando Teigão dos Santos, sobre a importância da água na vida quotidiana daquele monumento. No Convento de Cristo, em Tomar, está programada uma animação da Praça de Armas do Castelo dos Templários, com figuração e demonstração de artes de treino militar e danças, medievais pela "Thomar Honoris".

Em Ourém será animada uma caça ao tesouro. No Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, será orientada uma visita à sala de Aljubarrota, e em Vila Real está programada uma tertúlia sobre património e educação na Aldeia da Garganta, em Sabrosa.

Segundo a Lusa, constam igualmente da programação uma encenação sobre a vida quotidiana palaciana no Museu dos Biscainhos, em Braga, uma oficina criativa no Museu de Arte Popular Portuguesa, em Pombal, e uma conversa sobre obras falsas no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.

Nos Açores, nas Lajes do Pico, entre outras iniciativas no arquipélago, o Museu do Pico irá oferecer a todos os alunos do 3.º e do 4.º anos da ilha um exemplar do livro "Uma Viagem Pelos Tesouros do Mar". Na Madeira, o Palácio de São Lourenço promove visitas comentadas e, ao final do dia, acolhe uma atuação da Orquestra de Cordas do Conservatório.

Termos relacionados Cultura
(...)