Jogos Olímpicos mais caros da história arrancam esta sexta feira

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, inicialmente orçamentados em 12 mil milhões de dólares, irão custar à Rússia mais de 50 mil milhões, 96,5% dos quais são pagos pelos contribuintes russos. Google usa cores da bandeira "arco-íris", símbolo do movimento LGBT, em “doodle” alusivo aos jogos olímpicos.

A despesa estimada associada aos Jogos Olímpicos de Sochi ultrapassa em mais de 10 mil milhões de dólares o orçamento dos Jogos Olímpicos de Verão de Beijing (de 40 mil milhões) que ocupavam, até à data, o primeiro lugar do pódio dos jogos mais caros da história.

Se, em Beijing, cada evento representava um investimento de 132 milhões, em Sochi, esse valor ascende a 520 milhões de dólares, avança a revista Mother Jones.

O orçamento gasto em Sochi representa ainda mais do dobro do custo dos Jogos de Londres de 2012, estimado em 19 mil milhões.

A competição irá custar à Rússia mais de 50 mil milhões de dólares, o que representa uma derrapagem de 39 mil milhões face ao orçamento inicial de 12 mil milhões. Os contribuintes russos irão pagar 96,5% do total deste investimento, o que equivale, segundo a mesma publicação, a 20 idas a Marte (viagem a 2,5 mil milhões de euros). Este valor poderá, contudo, ser ainda mais elevado, atingindo os 66,7 milhões de dólares, segundo referiu Igor Nikolaev, diretor do Departamento de Análise Estratégica da empresa FBK, especializada em consultoria e auditoria, em declarações à Nezavisimaya Gazeta.

Os irmãos Rotenberg, amigos de infância de Vladimir Puttin, foram presenteados com 21 contratos olímpicos, no valor total de cerca de 7 mil milhões de dólares.

Uma estrada de 64,2 milhões, construída para os jogos olímpicos, conduz ao Centro de Ciências da Biosfera que, segundo o governo russo, irá monitorizar o clima durante a competição. O sítio é composto por um teleférico, campos de ténis, trilhos para motos de neve e um chalé alpino com 14 quartos.

Segundo Jean-Claude Killy, representante da comissão de coordenação do Comité Olímpico Internacional para os Jogos de Sochi, 85% das infraestruturas necessárias foram construídas de base.

Google cria “doodle” alusivo aos jogos olímpicos com cores do movimento LGBT

Para assinalar a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, e como forma de protesto face à recente aprovação, por parte do governo russo, de diversas leis contra a homossexualidade, a Google apresenta um “doodle” composto por imagens ilustrativas dos jogos olímpicos coloridas com as cores da bandeira "arco-íris", símbolo do movimento LGBT.

A acompanhar a imagem surge uma citação da Carta Olímpica: “A prática do desporto é um direito humano. Todos os indivíduos devem ter a possibilidade de praticar desporto, sem discriminação de qualquer tipo no espírito olímpico, que exige respeito mútuo com um espírito de amizade, solidariedade e fair play”.

Termos relacionados Corrupção na FIFA, Internacional