You are here

Jogo entre Paris Saint-Germain-Basaksehir interrompido por insulto racista

Um comentário racista do quarto árbitro dirigido a Pierre Achille Webo, treinador adjunto do Basaksehir, terá estado na origem da interrupção. Ambas as equipas abandonaram o relvado e o jogo será retomado na quarta-feira.
Pierre Achille Webo, treinador adjunto dos turcos do Basaksehir reage a alegado insulto racista durante jogo do grupo H da UEFA Champions League.
Pierre Achille Webo, treinador adjunto dos turcos do Basaksehir reage a alegado insulto racista durante jogo do grupo H da UEFA Champions League. Fotografia de Ian Langsdon/EPA/Lusa.

O jogo de futebol entre os franceses do Paris Saint-Germain e os turcos do Basaksehir foi interrompido por um alegado insulto racista proferido pelo quarto árbitro a um elemento da equipa técnica turca.

O jogo tinha começado há 14 minutos quando uma falta mais dura de um jogador da equipa turca provocou protestos, seguidos de

comentários vindos do banco do Basaksehir. Nessa altura, o quarto árbitro deu sinal ao árbitro principal para expulsar o treinador adjunto do Basaksehir Pierre Achille Webo.

Logo após a expulsão, Pierre Webo acusou o elemento da equipa de arbitragem de ter utilizado a expressão ‘preto' para o identificar junto do árbitro principal: "Where is the 'negro'? (Onde está o ‘preto’)."

O comentário terá sido facilmente perceptível uma vez que o estádio se encontra sem público. Demba Ba, jogador do Basaksehir, criticou a escolha de palavras do quarto árbitro: “Quando é um homem branco, diz apenas que é ‘aquele homem’. Então, por que é que quanto é um jogador negro tem de dizer ‘este negro’?”, citou o Público.

A situação deu origem a uma discussão que se prolongou por vários minutos, tendo os jogadores e “staff” do Basaksehir decidido abandonar o relvado, sendo pouco depois seguidos pelos do Paris Saint-Germain.

O encontro teve lugar na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol e estava empatado a zeros. O jogo será retomado quarta-feira, dia 9 de dezembro.

Termos relacionados Internacional
(...)