You are here

João Teixeira Lopes é o candidato do Bloco à Câmara do Porto

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda do Porto aprovou esta segunda-feira o nome de João Teixeira Lopes como primeiro candidato à Câmara Municipal do Porto. João Semedo será o candidato à Assembleia Municipal.
João Teixeira Lopes é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto - foto de esquerda.net
João Teixeira Lopes é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto - foto de esquerda.net

Em conferência de imprensa, João Semedo comunicou a impossibilidade de continuar a encabeçar o projeto autárquico do Bloco no Porto, por motivo de doença. Informou ainda que, na véspera, a assembleia de aderentes do concelho do Porto decidiu avançar com o nome de João Teixeira Lopes para candidato do Bloco à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 1 de outubro.

Na conferência de imprensa marcou também presença a coordenadora do Bloco de Esquerda. Catarina Martins realçou a “enorme generosidade” de João Semedo na sua dedicação ao Porto e na forma como construiu um projeto participativo e envolvente.

João Teixeira Lopes, por sua vez, afirmou a importância da “continuidade do projeto construído até aqui”. Projeto esse “que ficará protegido e enriquecido com a presença do João Semedo”, que não podendo estar presente em parte das iniciativas públicas de campanha, continuará a ser fundamental na elaboração do programa e nas traves mestras da candidatura, assumindo um lugar de destaque na futura Assembleia Municipal do Porto.

O candidato do Bloco à Câmara Municipal vincou a necessidade de construir uma alternativa à esquerda na cidade que impeça a maioria absoluta de Rui Moreira, chegando a altura de “pôr as pessoas em primeiro lugar”.

João Teixeira Lopes, 47 anos, é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia. Diretor da Revista Sociologia entre 2009 e Fevereiro de 2013, tem 23 livros publicados (sozinho ou em co-autoria) nos domínios da sociologia da cultura, cidade, juventude e educação, bem como museologia e estudos territoriais. Figura muito presente no movimento associativo e cultural cidade, foi deputado à Assembleia da República entre 2002 e 2006 e candidato do Bloco à Câmara do Porto em 2001, 2005 e 2009. Em maio de 2014 foi distinguido com o galardão "Chevalier des Palmes Académiques" pelo Governo francês.

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)