You are here

João Pedro Rodrigues ganha prémio de Melhor Realização

O realizador João Pedro Rodrigues conquistou o Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno com o filme “O Ornitólogo”, cuja história gira em torno de um investigador cuja vida se altera no decurso de um trabalho de campo na floresta.
O ator Paul Hamy numa cena do filme "O Ornitólogo". Foto Swissinfo

O realizador português já tinha sido distinguido em Locarno, em 2012, com uma menção especial do júri, pela longa-metragem “A última vez que vi Macau”, uma obra feita em conjunto com João Rui Guerra da Mata.

O Leopardo de Ouro foi atribuído ao filme “Godless”, da realizadora búlgara Ralitza Petrova, e o Prémio Especial do Júri distinguiu a “Inimi Cicatrizate”, do realizador romeno Radu Jude.

Por seu turno, Irena Ivanova conquistou o Leopardo para a melhor interpretação feminina por “Godless” e Andrzej Seweryn foi galardoado com o Leopardo de melhor ator pela interpretação em “Ostatnia rodzina”, do polaco Jan P. Matuszynski.

A Menção Especial coube a “Mister Universo”, da italiana Tizza Covi e do austríaco Rainer Frimmel.

Refira-se ainda que “El auge del humano”, uma coprodução da Argentina, Brasil e Portugal, do realizador argentino Eduardo Williams ganhou o Leopardo de Ouro Cineasti del presente –Prémio Nescens, assim como a Menção Especial para as primeiras obras.

O Festival de Locarno teve filmes seis filmes portugueses em competição na secção de longas-metragens, enquanto no segmento de curtas-metragens estiveram em concurso a animação de José Miguel Ribeiro “Estilhaços”, “Setembro”, de Leonor Noivo, “À noite fazem-se amigos”, de Rita Barbosa e "Um campo de aviação”, um filme experimental de Joana Pimenta.

Nesta edição do festival foram ainda exibidos os filmes "Comboio de sal e açúcar", do realizador e escritor brasileiro, residente em Moçambique desde 1975, Licínio de Azevedo, em coprodução com Portugal, e "Rio Corgo", uma produção luso-suíça, da autoria de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Termos relacionados Cultura
(...)