You are here

Janeiro foi mês trágico para a violência machista em Espanha

Em janeiro de 2016 foram assassinadas no Estado Espanhol quatro vezes mais mulheres vítimas de violência doméstica que no mesmo mês do ano anterior.
Foto de Paulete Matos.

Com oito vítimas mortais de violência machista durante o primeiro mês do ano, 2016 está a revelar-se trágico para as mulheres no Estado Espanhol. As mulheres assassinadas tinham entre 19 e 73 anos. Nos últimos 14 anos, apenas em 2006 houve mais vítimas assassinadas pelos seus parceiros ou ex-parceiros, quando morreram nove mulheres no primeiro mês do ano.

Os dados foram revelados pelo El País, que afirma que o mesmo número de mortes ocorreram nos meses de janeiro de 2003, 2011 e de 2012, provando que a Lei Contra a Violência de Género, aprovada em 2004, não fez diminuir o número de vítimas mortais da violência machista. No entanto, a legislatura introduzida em 2004 no país vizinho criou ferramentas utilizadas pelas mulheres que são vítimas de maus tratos. Entre elas, está um número de apoio gratuito e anónimo, que em 2015 recebeu cerca de 82 mil chamadas.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)