You are here

Jacarta: cidadãos processam governo devido à poluição

A capital da Indonésia lidera os rankings das cidades mais poluídas do mundo. Cansados com isso, um grupo de mais de trinta ativistas levou o governo a tribunal.
Cidade de Jacarta envolvida em poluição. 2 de julho de 2019.
Cidade de Jacarta envolvida em poluição. 2 de julho de 2019. Foto de Shen/twitter

A poluição faz parte do quotidiano das mais de trinta milhões de pessoas que habitam na zona da capital indonésia. E junho foi um mês difícil neste aspeto: a cidade esteve no topo das cidades mais poluídas devido a uma diminuição drástica da qualidade do ar.

A hastag #SetorFotoPolusi tornou-se viral nas redes sociais como inúmeras fotos da cidade envolvida no smog, o nevoeiro criado pela poluição.

Como o governo indonésio parece não agir suficientemente para lidar com o problema, um grupo de de mais de trinta ativistas, ambientalistas e artistas decidiu avançar com um processo em tribunal contra a inação governamental. Visado é o Presidente da República, os Ministros da Saúde, dos Assuntos Internos, do Ambiente e os governadores de Java Ocidental, Banten e Jacarta.

O advogado dos queixosos, Ayu Eza Tiara, explica ao Guardian que esperam assim “melhorar as políticas existentes e tomar passos efetivos para acabar com a poluição do ar”. Consideram que “as políticas atuais não estão a funcionar”.

A Greenpeace culpa o tráfego automóvel, as principais indústrias locais, a fundições ilegais que prosperam nas redondezas e as centrais elétricas a carvão.

Já o governo respondeu às medições de poluição desvalorizando. Anies Baswedan, governador da cidade, alegou a qualidade do ar tem sido “moderada” durante o resto do ano, limitando o problema a uma questão passageira de tráfego. Bondan Andriyani, da Greenpeace, discorda. Apesar do tráfego ser um problema, avalia que “em 2018 os dados mostram que o tráfego melhorou em Jacarta, mas a qualidade do ar declinou”, tendo duplicado o número de dias em que o ar está poluído a níveis preocupantes para a saúde humana”.

Termos relacionados Ambiente
(...)