You are here

Itália: Renzi demite-se após vitória do 'não' no referendo

A proposta de reforma constitucional foi chumbada no referendo. O primeiro-ministro italiano anunciou a sua demissão.
Após a derrota no referendo, Renzi anunciou a sua demissão. Foto de Guiseppe Lami EPA/Lusa
Após a derrota no referendo, Renzi anunciou a sua demissão. Foto de Guiseppe Lami EPA/Lusa

Num breve discurso feito a partir do Palácio Chigi,em Roma, Matteo Renzi disse que o resultado era “claro”, embora houvesse ainda “milhões de votos para contar”.

“Assumo todas as responsabilidades desta derrota”, afirmou, tendo acrescentado: “Como é evidente, a experiência do meu Governo termina aqui”.

Renzi vai assim apresentar esta segunda-feira a demissão ao Presidente da República, Sergio Mattarella.

O Chefe de Estado italiano pode recusar a demissão de Renzi, pode aceitá-la e pedir a formação de um Governo de gestão, negociado com os maiores partidos, ou pode dissolver o parlamento e convocar novas eleições, como já exigiu o líder do Movimento 5 Estrelas, Beppe Grillo.

O referendo deste domingo propunha alterações à Constituição no sentido de acabar com o sistema de duas câmaras – Câmara de Deputados e Senado – reduzindo a um terço o número de senadores e retirando-lhes poder legislativo e reforçando os poderes do governo.

A proposta de Matteo Renzi – que foi nomeado primeiro-ministro sem passar por eleições – teve a oposição de todos os quadrantes políticos e até no interior do seu Partido Democrático, que a acusaram de ser um ataque à democracia.

Esta consulta não necessitava de nível mínimo de participação para que o resultado seja válido.

Contados os votos de mais de metade dos círculos eleitorais, o resultados dão o 'sim' com 40,46%, e o 'não' com 59,54%.

Segundo a agência Blooomberg, a primeira reação dos mercados financeiros às projeções de resultados do referendo levou o euro a cair para mínimos dos últimos vinte meses.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)