You are here

Israel ataca Gaza em retaliação por ataque falhado com rockets

A ação militar israelita da manhã de sábado foi justificada pelo disparo falhado de rockets vindos do território palestiniano. A tentativa de ataque não foi reivindicada por nenhum grupo.
Israel ataca Gaza em retaliação por ataque falhado com rockets
Fotografia de Maureen/Flickr.

Israel atingiu na manhã de 26 de dezembro vários locais na Faixa de Gaza através de ataques aéreos. A ação militar foi justificada com o disparo falhado de dois rockets feito por dois palestinianos contra a zona sul de Israel.

Alguns dos alvos do ataque aéreo foram postos de fabrico de foguetes e postos militares do Hamas, afirmou fonte militar de Israel citada pela agência Reuters. Segundo os meios de comunicação locais, não existiram vítimas e apenas danos em alguns edifícios.

De acordo com o anunciado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), o disparo falhado dos rockets que justificou a retaliação ocorreu na passada sexta feira e tinha como alvo a cidade de Ashkelon. Até ao momento, a tentativa de ataque não foi assumida por nenhum grupo palestiniano.

“O Hamas lidará com as consequências de todo o terror que imanar de Gaza”, disse a IDF na sua conta no Twitter.

O lançamento de rockets e a retaliação de Israel através de ataques aéreos são frequentes, mas diminuíram de intensidade nos últimos meses devido aos surtos de coronavírus em ambos os territórios, não havendo qualquer registo de incidentes no último mês. Estas ações vieram quebrar um período de alegada calma e cessar fogo não oficial.

O Hamas acusa Israel de não honrar suas obrigações de cessar fogo, onde se incluía o compromisso de relaxar o bloqueio ao enclave palestiniano e permitir o avanço da construção de infra-estruturas de grande escala e projetos de criação de emprego.

Termos relacionados Internacional
(...)