You are here

Islândia: Banqueiros condenados por manipulação de mercado

Em 2008, os islandeses sairam à rua para exigir justiça e a demissão do governo. Oito anos depois, a justiça condena os responsáveis por fraudes num dos maiores bancos que colapsou. Foto Haukurth/Wikipedia

Os administradores foram acusados de financiarem a compra de ações do próprio banco através de empréstimos cuja única garantia eram as ações a adquirir, com o objetivo de dar uma ideia de solidez da instituição, na altura o maior banco islandês.

A decisão do Supremo Tribunal contrariou a absolvição de dois dos nove réus por uma instância judicial inferior em junho, embora ambos tenham escapado a uma condenação com tempo de prisão.

A notícia das condenações dos banqueiros responsáveis pelas práticas que levaram ao colapso do sistema financeiro do país contrasta com a forma como a justiça de outros países tratou casos semelhantes. Em vez de multas e acordos que permitiram aos banqueiros europeus e norteamericanos escaparem à prisão, os administradores do banco Kaupthing viram esta quinta-feira confirmadas as condenações a penas que variam entre um a quatro anos e meio de prisão. No entanto, a maioria dos condenados terá a sua pena suspensa.

Termos relacionados Internacional
(...)