You are here

Inspeção nuclear espanhola volta a levantar questões sobre Almaraz

O Conselho de Segurança Nuclear de Espanha diz que a central de Almaraz usa peças com falhas de qualidade. Bloco questiona o ministério do Ambiente.
"Almaraz Cierre Ya", faixa da Greenpeace na manifestação "Fechar Almaraz" em 11 de junho de 2016 - Foto de Almerinda Bento
"Almaraz Cierre Ya", faixa da Greenpeace na manifestação "Fechar Almaraz" em 11 de junho de 2016 - Foto de Almerinda Bento

A central de Almaraz usa nos seus reatores peças com irregularidades produzidas pela fábrica francesa Le Creussot, filial da Areva (a empresa francesa que gere as centrais nucleares daquele país). O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha diz que também a central espanhola Ascó usa peças com a mesma origem. Foram detetados 400 componentes defeituosos produzidos pela fábrica francesa, filial da Areva, desde 1965.

Em Almaraz, as peças com irregularidades foram usadas na fabricação dos geradores de vapor 2 e 3 da unidade 1 e do gerador de vapor 3 da unidade 2.

O CSN de Espanha diz que as peças com irregularidades detetadas nas duas centrais “são aceitáveis para continuar a funcionar sem restrições”, mas que continuará a acompanhar o problema, assim como a fazer as avaliações e comprovações necessárias.

A Greenpeace de Espanha considera que o facto do CSN não ter detetado antes as irregularidades faz com que “a confiança nos padrões de qualidade dos componentes nucleares esteja quebrada, assim como o está na empresa que falsificou estes controles”.

Bloco questiona ministério do Ambiente

Em pergunta, assinada pelo deputado Jorge Costa, o Bloco de Esquerda pergunta ao Governo, através do Ministério do Ambiente: “Tendo em vista o cumprimento da resolução aprovada por unanimidade na Assembleia da República pelo encerramento da central nuclear de Almaraz e face a estas informações e à confirmação de novos riscos desta central, que diligências diplomáticas e outras pretende o Governo tomar junto do Governo espanhol e das instituições europeias?”

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Ambiente
(...)