You are here

Indignação contra a “justiça machista” junta centenas no Porto

Manifestantes desafiaram o governo a lançar um debate nacional sobre a atuação da justiça nos casos de violência de género, na sequência de mais um acórdão que suspendeu as penas dos agressores num caso de violação.
Concentração na Praça Amor de Perdição, no Porto.

A indignação contra mais um acórdão da justiça portuguesa em casos de violência de género que prejudica as mulheres, protegendo os agressores, levou centenas de mulheres a juntarem-se na Praça Amor de Perdição, no Porto, onde aprovaram um manifesto que desafia o governo “a lançar, com urgência, um debate nacional”, convocando “os magistrados e as magistradas, os diversos grupos parlamentares e as associações e coletivos feministas que se debruçam sobre esta questão”.

“Queremos que seja considerada uma urgência nacional debater aquilo que se passa nos tribunais quando são julgados crimes de violência de género. A nossa apreciação é que os tribunais têm uma justiça machista e queremos que sejam convocadas as organizações e pessoas que queiram discutir este problema”, afirmou às RTP Andrea Peniche, uma das organizadoras da concentração.

“Desafiamos o governo a ser o pivô deste processo e de uma vez por todas assumirmos que há um problema com a justiça em Portugal, que há uma justiça machista nos tribunais”, prosseguiu a ativista do grupo A Coletiva.

Lembrando que “há onze meses já tínhamos estado nesta praça por causa de outro acórdão polémico, o acórdão do juiz Neto de Moura”, Andrea Peniche referiu também que “outros acórdãos que prejudicam as mulheres foram revelados nos últimos tempos”.

“Nós retomamos as ruas para dizer que estamos atentas e que queremos que a justiça mude, porque nos queremos sentir seguras quando conseguimos levar a tribunal uma violência que sofremos”, concluiu a ativista nesta concentração em que se ouviram palavras de ordem como “mexeu com uma, mexeu com todas”, É violação, não é sedução” ou “Juízes machistas, ide ver se chove. Não vamos voltar ao século XIX”.

Esta semana estão convocados mais protestos contra a justiça machista em Portugal: na quinta-feira em Coimbra, a partir das 17h na Praça 8 de Maio; e na sexta-feira em Lisboa, a partir das 18h30 na Praça da Figueira.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)