You are here
Imprensa chinesa ameaça EUA com cenário de guerra

“A menos que Washington esteja a preparar uma guerra em larga escala no Mar do Sul da China, qualquer outra abordagem para impedir o acesso chinês às ilhas será insensata”, afirma o editorial do jornal estatal em língua inglesa Global Times, intitulado “Será a fanfarronice de Tillerson apenas um bluff para o Senado?”.
O artigo refere-se às respostas do nomeado para dirigir a diplomacia norte-americana da administração Trump na audição a que foi submetido na quarta-feira pelo Senado dos EUA. Rex Tillerson comparou a construção de ilhas artificiais no Mar do Sul da China – uma área cuja soberania é disputada por vários países – à anexação da Crimeia pela Rússia e prometeu que a Casa Branca iria enviar um sinal claro a Pequim que “primeiro param a construção de ilhas, e depois o seu acesso a essas ilhas também não será permitido”.
As palavras do ex-administrador da petrolífera ExxonMobil foram recebidas com algum desdém pelo editorialista, que aconselha Tillerson a “estudar melhor as estratégias de potências nucleares se pretende obrigar uma grande potência nuclear a retirar dos seus próprios territórios”. E conclui que “ele provavelmente só pensa em preços de petróleo e taxas de câmbio”.
O editorial do Global Times lembra que o governo de Pequim tem sido comedido em responder às declarações da equipa de Trump, por este não ter ainda tomado posse. “Mas os EUA não devem ser levados a crer que Pequim irá ter medo das suas ameaças”, acrescenta, concluindo que se esta é a forma como a administração Trump pretende tratar as relações entre os dois países, “será melhor que os dois lados se preparem para um enfrentamento militar”.
Comments
Sim!
Esta notícia não me parece muito convincente, não sei se há realmente algum diferendo entre os dois países sobre este assunto. Mas uma coisa é certa, se não for este assunto, haverá com certeza muitos mais e até mais graves, seja com a China ou qualquer outro país com interesses comuns, este cowboy americano vai arranjar problemas. Eu, só de pensar que ele ainda tem tantos apoiantes, mesmo aqui em Portugal, digo: Tudo o que vier de mau será bem-vindo para essas pessoas, mesmo que os inocentes também paguem por isso.
Add new comment