You are here
Imagens revelam crueldade em navio de transporte de animais

Um vídeo com imagens inéditas recolhidas em várias viagens marítimas que transportam animais vivos de Portugal para Israel foi esta sexta-feira revelado pela PATAV - Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos.
As imagens podem ser vistas aqui.
No comunicado, a PATAV afirma que estas imagens mostram “animais de produção nacional amontoados, sem se poder deitar, feridos, doentes, evidenciando graves e reiteradas violações à legislação nacional e comunitária.”
As autoridades portuguesas descartam responsabilidades da fiscalização do bem-estar animal durante o transporte dos animais, à revelia do Acórdão do Tribunal de Justiça Europeu, limitando-se a fiscalizar a atividade apenas até ao momento do embarque. A falta de fiscalização e o modelo deste negócio leva a situações como as que se podem ver nestas imagens, com uma evidente sobrelotação, animais em stress, com sinais de desidratação e vários ferimentos, e sem qualquer assistência médico-veterinária.
A divulgação destas imagens recolhidas durante 2019 está relacionada com o início das atividades da comissão de inquérito do Parlamento Europeu, da qual Marisa Matias faz parte, e que até Setembro de 2021 irá investigar as violações de países europeus no transporte de animais vivos.
O transporte de animais vivos é muitas vezes feito de forma cruel é inaceitável. Começamos agora mesmo os trabalhos de...
Publicado por Marisa Matias em Sexta-feira, 2 de outubro de 2020
O Bloco de Esquerda apresentou recentemente na Assembleia da República várias propostas para regular e restringir o transporte de animais vivos, como a presença de veterinários a bordo dos navios e mais inspetores da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária nos portos de embarque, mas todas foram chumbadas pelo PS, PSD, PCP e CDS.
Nas redes sociais, a deputada bloquista Maria Manuel Rola também reagiu à divulgação das imagens. "A PATAV volta a trazer para a opinião pública imagens de agressividade atroz para com os animais transportados em barcos desde Portugal. Isto tem de mudar e a DGAV tem de tomar para si uma vez por todas esta responsabilidade. Tem falhado, como se vê, redondamente. Tem de responder por isto também e pelos atropelos grosseiros ao bem-estar animal e as diretivas europeias".
Para Maria Manuel Rola, "faz bem a PATAV em enviar para a comissão de inquérito. Vamos nós cá querer saber com a diretora geral também".
Add new comment