You are here

IKEA: Centenas de precários despedidos da fábrica em Paços de Ferreira

Segundo denúncias recebidas pelo site despedimentos.pt, a IKEA Industry em Paços de Ferreira está a despedir centenas de trabalhadores e trabalhadoras com vínculos precários.
Ikea. Foto:DR

A IKEA Industry é uma empresa do grupo IKEA que se dedica à produção de móveis na sua unidade industrial de Paços de Ferreira. Segundo as denúncias, os funcionários têm na sua maioria contratos de trabalho temporário a termo certo de 6 ou 12 meses e estão já a ser dispensados ao atingir o prazo final dos respetivos contratos.

Segundo confirma também a notícia do jornal Imediato, a ideia será não renovar e despedir todos os trabalhadores cujos contratos acabam neste período.

Estes trabalhadores com vínculos precários serão cerca de quatro centenas, segundo as denúncias. Trabalham para a IKEA através de intermediárias, nomeadamente as empresas de trabalho temporário Multitempo e Kelly Services. A administração recorreu, entretanto, ao novo “lay off simplificado” no final de abril.

Tal como aconteceu em muitas empresas ao longo das últimas semanas, sobretudo nas empresas de grande dimensão, a IKEA despede os trabalhadores a quem impôs vínculos precários, utilizando empresas intermediárias, ao mesmo tempo que recebe apoio público para enfrentar a crise e supostamente manter os postos de trabalho.

A IKEA, fundada em 1943, é uma multinacional sueca do negócio do retalho de móveis e artigos para a casa. Está presente em Portugal desde 2004 e tem atualmente cinco lojas em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga. A componente de produção industrial, denominada por IKEA Industry desde 2013, está presente em Paços de Ferreira desde 2007 e empregava, antes da decisão de despedir na sequência da crise sanitária, cerca de 1500 trabalhadores e trabalhadoras. No seu site, a IKEA revela que a operação em Portugal representou um volume de vendas de cerca de 500 milhões de euros durante o ano de 2019.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)