You are here

HP prepara-se para despedir milhares de trabalhadores

A empresa informática norte-americana apresentou um plano de redução de gastos que implica o despedimento, em todo o mundo, de quatro a seis mil trabalhadores, 12% do total, nos próximos três anos.
Don DeBold. Foto de Don DeBold/Flickr.
Don DeBold. Foto de Don DeBold/Flickr.

Nesta terça-feira, a empresa californiana de informática HP, Hewlett Packard, especializada no fabrico de computadores pessoais e de impressoras, anunciou que irá despedir entre 4.000 a 6.000 trabalhadores, cerca de 12% da sua força de trabalho, até ao final do ano fiscal de 2025. A informação foi avançada ao mesmo tempo de uma previsão de quebra de lucros devido à descida da procura de consumidores individuais e empresariais.

Depois de um pique durante a pandemia, a compra de computadores pessoais está já em queda com a inflação a subir. E este plano de restruturação da HP junta-se a vários outros lançados nas últimas semanas pelo setor tecnológico norte-americano, incluindo a Amazon, a Meta e a Cisco.

No último trimestre do ano fiscal, os rendimentos da empresa baixaram 11% quando comparados com o ano anterior, alcançando um valor de 14,8 mil milhões de dólares, o equivalente a 14,425 mil milhões de euros.

A reestruturação planeada custará à volta de mil milhões de dólares, com 600 milhões a serem gastos já no ano fiscal de 2023 e o resto dividido pelos dois anos seguintes. O objetivo é conseguir no futuro reduzir despesas no valor de 1,4 mil milhões de dólares, isto é 1,365 mil milhões de euros.

Termos relacionados Internacional
(...)