You are here

Hospitais privados querem faturar ao Estado todas as despesas do Covid-19

Reportagem da SIC mostra que privados querem cobrar despesas mesmo de quem tenha escolhido ir ao privado sem passar pelo SNS. Moisés Ferreira considera “repugnante” a tentativa dos hospitais privados de “fazerem da epidemia uma fonte suplementar de negócio.”
Foto de Paulete Matos.
Foto de Paulete Matos.

Segundo reportagem transmitida esta sexta-feira no Jornal da Noite da SIC, os hospitais privados pretendem cobrar ao Serviço Nacional de Saúde todas as despesas de doentes com Covid-19, mesmo que estes não tenham sido referenciados pelo sistema público.

Os grupos económicos que dominam o setor da saúde hospitalar privada vão querer assim receber por internamentos, exames e testes, ainda que estes pacientes tenham ido ao privado por sua opção. Segundo estes, a norma que regula o estado de emergência permitir-lhes-ia fazê-lo.

A versão do Ministério da Saúde é completamente oposta. À estação televisiva que fez esta reportagem, esta entidade garantiu que apenas as despesas de doentes que tenham sido enviados a partir do SNS serão cobertas pelo dinheiro público. Será isto, aliás, que consta num protocolo que será em breve assinado entre administrações regionais de saúde e hospitais privados é claro.

O deputado Moisés Ferreira reagiu a esta notícia nas suas redes sociais. Considera “repugnante” a forma como “os hospitais privados querem fazer da epidemia uma fonte suplementar de negócio”. O mesmo diz da “forma como os seguros se descartam da situação”.

Para o dirigente bloquista, “estranhamente e apesar de poder recorrer à requisição, perante o lóbi privado da saúde, há apenas complacência e condescendência, mesmo quando encerram portas, mesmo quando assumem que vão usar a epidemia para gerar receitas para os grupos económicos”. Para clarificar a situação, o Bloco de Esquerda entregou uma pergunta ao Governo, onde além de solicitar informação sobre os acordos que o Governo pretende estabelecer com o sector privado, questiona sobre o atraso, ou a indisponibilidade do Governo, para a requisição civil dos meios privados, quando alguns destes hospitais suspenderam actividade.

 

AttachmentSize
PDF icon pergunta_ao_ministro_da_saude.pdf127.04 KB
Termos relacionados #SomosTodosSNS, Covid-19, Sociedade
(...)