You are here

Homenagem ao camarada João Penedos

É com grande pesar que informo o universo de todos os bloquistas, em particular do Distrito de Leiria, que o nosso querido camarada e grande amigo João Penedos faleceu este domingo de manhã, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado. À sua família e a todos os seus amigos, endereço as minhas sentidas condolências. Por Heitor de Sousa.

Conheci o João em pleno verão quente de 1975. Ele, como eu, e muitos outros camaradas, na altura organizados na LCI/núcleo da Venda Nova/Amadora, estivemos juntos no apoio às mobilizações operárias e populares contra o capital, especialmente nas fábricas da zona industrial da Amadora, e já nessa altura, a generosidade e a dedicação do João foi sempre uma fonte de inspiração e energia para continuarmos a alimentar o projeto de uma sociedade socialista. Foi essa fonte inesgotável de empenho militante que o João sempre transportou para a atividade política que marcou um longo percurso político conjunto de mais de 44 anos, com envolvimento direto primeiro, na LCI, depois, no PSR, e, por fim, no Bloco de Esquerda, desde a sua fundação há 20 anos atrás.

Ao longo deste tempo, o João nunca mudou nos seus ideais e na sua postura perante a vida. Foi sempre um militante e um ativista de muitas lutas, as mais recentes muito ligadas aos problemas da Lagoa de Óbidos e do concelho das Caldas, e, através da sua capacidade de iniciativa e organização, o João constitui-se como um dos pilares da organização local do Bloco de Esquerda nas Caldas da Rainha.

Bem hajas, João, por tudo o que nos ajudaste a construir. Em nome de todos nós, Bloco de Esquerda do Distrito de Leiria, obrigado pela tua coragem e dedicação, nunca virando a cara à luta e estando sempre com o Bloco, mesmo nos momentos de maior dificuldade, individual ou coletiva. A tua presença e a tua memória ficarão indelevelmente ligadas à história do Bloco neste concelho e neste distrito.

Como deputado eleito pelo distrito de Leiria, e em nome do Bloco de Esquerda, curvo-me reconhecidamente perante o teu exemplo e a tua memória.

Até sempre, camarada João Penedos.

28/07/19
Heitor de Sousa, deputado do Bloco pelo Distrito de Leiria.


Para quem queira comparecer às cerimónias fúnebres, informa-se que o corpo de João Penedos chega este domingo ao final do dia à Capela do Nadadouro e o funeral será amanhã, pelas 18h, no mesmo local.

Termos relacionados Sociedade
(...)