You are here

Hamon vence primárias do PS francês

Benoît Hamon, ex-ministro da Educação de Hollande, Benoît Hamon, venceu a segunda volta das primárias do PS francês por 58,88%, e será o candidato às eleições presidenciais em abril, e apela a uma coligação com a esquerda e o partido ecologista.
Benoît Hamon presta declarações aos jornalistas.
Benoît Hamon presta declarações aos jornalistas. Foto Jeremy Lempin/EPA/Lusa.

Realizou-se este domingo, em França, a segunda volta das eleições primárias francesas, entre Benoît Hamon e Manuel Valls, que até recentemente era Primeiro Ministro do país. Hamon venceu a corrida com 58,88% dos votos, contra 41,12% obtidos por Valls.

Na sua declaração de vitória, Hamon afirmou que "será necessário juntar a esquerda e os ecologistas. Vou propôr a Yannick Jadot [do partido Europe Écologie Les Verts, Europa Ecologia Os Verdes] e a Jean-Luc Mélenchon [do Parti de Gauche, Partido da Esquerda] que construamos uma maioria governamental social, económica e democrática".

"Tenho a convicção que, perante uma direita dos privilégios, conservadora e uma extrema-direita destrutiva, o nosso país precisa da esquerda que pensa no mundo tal como ele é e não como foi, uma esquerda capaz de trazer um futuro desejável", prosseguiu. Hamon acrescentou ainda que o resultado obtido "é o sinal de uma esquerda viva e vibrante".

Benoît Hamon foi ministro da Educação do governo de François Hollande entre abril e agosto de 2014, cargo do qual se demitiu devido à viragem à direita de Hollande. Assume-se como candidato da esquerda do seu partido, e defende medidas como a redução do horário de trabalho e um rendimento universal de 750 euros por mês, para as pessoas maiores de 18 anos (proposta criticada recentemente, por exemplo, pelo economista Michel Husson).

Hamon tinha vencido, uma semana antes, a primeira volta das primárias do partido por 35,8% dos votos, tendo Valls terminado em segundo, deixando os dois para trás Arnaud Montebourg, François de Rugy, Jean-Luc Bennahmias, Sylvia Pinel e Vincent Peillon. 

As primárias da direita foram vencidas no final de novembro por François Fillon, que recentemente se viu envolvido num escândalo ao conhecer-se que pagou 600 mil euros à esposa por um emprego no parlamento, onde ela nunca trabalhou.

Nas sondagens divulgadas este mês em França (antes de ter sido público o escândalo a envolver Fillon), os restantes candidatos conhecidos apresentam os seguintes intervalos de valores:

François Fillon (direita) 23% a 28%

Marine Le Pen (extrema-direita, FN) 22% a 27%

Emmanuel Macron (social-liberal) 16% a 24%

Jean-Luc Mélenchon (esquerda) 11,5% a 15%,

François Bayrou (MoDem, direita) 5% a 8%

Yannick Jadot (EELV, verdes) 1% a 3%

Nicolas Dupont-Aignan (direita) 1% a 2,5%

Philippe Poutou (esquerda, NPA) 0,5% a 2,5%

Nathalie Arthaud (esquerda, LO) 0,5% a 1,5%

Jacques Cheminade – de 0,5%

Artigos relacionados: 

(...)