You are here

Guillermo Almeyra (1928 – 2019)

Historiador, investigador e jornalista, Guillermo Almeyra definia-se como “militante crítico” da esquerda. O Esquerda.net republica o seu último texto.
Guillermo Almeyra (1928 – 2019)
Guillermo Almeyra (1928 – 2019)

Guillermo Almeyra foi historiador, investigador e jornalista. “Militante crítico” da esquerda, assim se definiu na sua autobiografia com o mesmo nome.

Doutorado em Ciências Políticas (Universidade de París VIII), professor-investigador da Universidade Autónoma Metropolitana, unidade Xochimilco, do México, professor de Política Contemporânea da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autónoma do México.

Fora também jornalista do La Jornada do México. Ao longo dos anos, o Esquerda.net traduziu alguns dos seus textos. Foi também no La Jornada que publicou o seu último texto e que aqui republicamos:

 

A minha última batalha

Na passada quarta feira, caí e fraturei a cabeça do fémur da perna direita. Os médicos colocaram imediatamente a possibilidade de cirurgia e uma prótese artificial. Infelizmente, sofri uma crise respiratória que os fez desistir pois eu poderia morrer na operação.

Os médicos do hospital de Marselha, Timone, reconsideraram minha situação global e acharam que provavelmente não chegaria ao final desta semana e que, se eu conseguisse esse milagre, somente depois seria possível considerar a possibilidade de uma operação. Numa reunião de família com a minha companheira de há 60 anos, que esteve comigo em todas as situações de risco, e meu filho, um jovem ambientalista, anticapitalista muito claro nos seus conceitos e decisões, decidimos confiar na estimativa dos médicos. Superar o fim de semana e esperar uma melhora nos meus pulmões: esta poderia ser, portanto, a minha última batalha.

Em 1943, cheguei à militância socialista, embora estivesse numa escola militar. Faria tudo o que fiz novamente e repetiria tudo o que disse desde então - exceto alguns disparates que cometi entre 1962 e 1974, anos após minha expulsão do pós-trotskismo devido a divergências políticas que partilhei com a minha companheira.

Lutei em quatro continentes; militei em partidos políticos e criei revistas e jornais políticos em seis nações; fui expulso de vários países devido à minha atividade revolucionária. Quando voltei legalmente ao México, de onde fui expulso durante a presidência de Gustavo Díaz Ordaz, trabalhei na divisão de estudos de pós-graduação da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM, atuando como coordenador de estudos latino-americanos e colaborando no jornal Uno Plus One, então dirigido por Manuel Becerra Acosta. Quando Carlos Payán Velver e Carmen Lira Saade, entre outros, criaram La Jornada, trabalhei lá e no curso de pós-graduação em desenvolvimento rural integrado na UAM Xochimilco.

No mesmo período, fundei, juntamente com outros, mestres de ciências sociais na Universidade Nacional Autónoma de Guerrero e - sempre com outros - desenvolvi a carreira de história e sociologia para a UACM. Escrevi ou colaborei na redação de cerca de 50 livros. Tive um filho e plantei árvores no México e na Nicarágua. Tenho a honra de ter deixado uma pequena marca nos movimentos trabalhistas da Argentina, Brasil, Peru, Itália, México e República Socialista Árabe do Iémen do Sul.

Os meus artigos do La Jornada são reproduzidos em vários meios de comunicação europeus e latino-americanos. Desde a adolescência, defendo os trabalhadores e o povo, os recursos naturais, a relação civilizada e pacífica entre as nações e a luta pela democracia que envolve o enfrentamento do estado burocrático do capitalismo de estado ou do grande capital financeiro e industrial. Revolucionários há muitos, mas poucos propõem a eliminação do sistema de exploração; embora nos partidos comunistas, especialmente nas décadas de 30 e 40, militaram pessoas que se abenegadas e de enorme valor, as linhas e o funcionamento das suas direções perpetuaram o sistema capitalista a nível nacional e mundial. Critiquei estas direções estalinistas que sobreviveram em governos e partidos que não eram estalinistas.

Discuto francamente e não tenho medo de permanecer em minoria, mas ao mesmo tempo procuro reunir os revolucionários anticapitalistas de todas as tendências com os da minha própria corrente e os marxistas social-socialistas revolucionários.

Como já disse num dos meus livros, sou copernicano, newtoniano, darwinista, marxista, leninista, trotskista, mas de maneira secular e sem abandonar as críticas aos erros dos mestres.

Apesar de tanto e do terrível perigo que vivemos numa escala global de destruição ecológica dos fundamentos da civilização e da guerra nuclear que trariam o mundo de volta à idade da pedra, estou convencido de que a humanidade terá um futuro melhor e a possibilidade garantir a todos trabalho, educação, saúde, um ambiente saudável, alimentos e água de qualidade, direitos democráticos, segurança e respeito pelas mulheres e a cessação de toda a discriminação.

Se não consegui vencer esta difícil batalha que estou a travar, que essas bandeiras passem para aqueles que me seguem na corrida. Viva os trabalhadores mexicanos! Viva o internacionalismo proletário! Vamos unir-nos e construir uma alternativa ao capitalismo!

Guillermo Almeyra

22/09/2019

Termos relacionados Internacional
(...)