You are here

Grupo Abanca compra 95% do Eurobic

O grupo Abanca confirmou a aquisição do Eurobic, ficando com 95% do seu capital, tendo comprado a participação de Isabel dos Santos (42,5%). O deputado bloquista Jorge Costa pergunta no twitter: “quando o Abanca pagar o Eurobic, para onde irá o dinheiro (que é dos angolanos)?”
Grupo Abanca ficou com 95% do EuroBic - agência do Abanca nas Amoreiras em Lisboa
Grupo Abanca ficou com 95% do EuroBic - agência do Abanca nas Amoreiras em Lisboa

A operação foi anunciada esta segunda-feira pelo grupo Abanca (veja Quem é o grupo Abanca? ) e já foi comunicada ao Banco de Portugal, mas não foram divulgados publicamente os valores do negócio.

“O Abanca acordou a compra de 95% das ações do EuroBic. O Banco de Portugal foi informado em detalhe dos termos da operação”, anunciou o grupo comprador, na manhã desta segunda-feira.

Com esta compra e o acompanhamento do negócio feito pelo Banco de Portugal, Isabel dos Santos sai do Eurobic, assim como Fernando Teles, e a crise que se gerou no banco após o Luanda Leaks fica resolvida. O deputado bloquista Jorge Costa pergunta no twitter:
“E já agora, quando o grupo Abanca pagar o EuroBic a Isabel dos Santos, para onde irá o dinheiro (que é dos angolanos)?
 

Grupo Abanca em crescimento acelerado

Desde 2014, o grupo Abanca comprou no setor financeiro o Banco Etcheverría, o Popular Servicios Financieros, o DB PCB, o Banco Caixa Geral (banco que a CGD detinha em Espanha), o negócio do retalho do Deutsche Bank em Portugal e, agora, EuroBic.

O Abanca já dispõe em Portugal de 70 agências, cerca de 500 trabalhadores e mais de 80 mil clientes, desde que comprou o retalho do Deutsche Bank. O EuroBic tinha, no final de 2019, 184 agências, 1.482 trabalhadores e 266.670 clientes.

Segundo informação do próprio grupo, o Abanca passará a ter em Portugal, após a aquisição do EuroBic, um volume de negócios de 18.000 milhões de euros, incluindo crédito e depósitos.

Termos relacionados Sociedade
(...)