Greve na Navigator: "Este processo não acaba aqui, a luta continua"

Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Norte afirmou estar muito satisfeito com a adesão à greve e garante que a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e o devido enquadramento salarial e de carreiras não ficará por aqui.
Foto CGTP-IN.

Em declarações à Lusa, Paulo Ferreira referiu que a unidade da Figueira da Foz do grupo Navigator "não produziu papel, as instalações estiveram fechadas e não saiu nenhum camião". Em Setúbal também as duas máquinas de papel estiveram paradas. Já no que respeita à unidade de Vila Velha de Rodão, distrito de Castelo Branco, "a produção também foi bastante afetada, com as duas máquinas paradas".

O dirigente sindical destacou que a greve de quatro dias teve lugar "pela primeira vez em conjunto" nas quatro unidades industriais da Navigator, promovida por três sindicatos de diferentes localizações geográficas, “o que prova que o plano de carreiras [uma das reivindicações dos grevistas] é abrangente para todos".

De acordo com Paulo Ferreira, esta segunda-feira, as comissões de trabalhadores de Vila Velha de Rodão, Setúbal e Figueira da Foz vão reunir para avaliarem os resultados da greve e discutir futuras ações.

"Este processo não acaba aqui, a luta continua", garantiu o dirigente do SITE CN.

O grupo parlamentar do Bloco já questionou o Governo sobre a situação nas empresas do grupo Navigator e as reivindicações dos trabalhadores.

No texto, assinado pelos deputados Sandra Cunha, Joana Mortágua, José Soeiro e Isabel Pires o Bloco questiona se têm existido "ações inspetivas" às empresas do grupo Navigator, "nomeadamente com fundamento em discriminação salarial ou com base em inadequado enquadramento de carreiras" e quais os resultados dessas ações inspetivas.

Os deputados bloquistas querem ainda saber se o Governo "está disponível para promover a negociação entre as estruturas representativas dos trabalhadores e as empresas, com vista a alcançar um acordo que permita ir ao encontro das reivindicações dos trabalhadores e ao cumprimento da lei".

Termos relacionados Sociedade