Greve feminista nacional convocada para 8 de março

Sob o lema “Se as Mulheres Param, o Mundo Pára”, a Rede 8 de Março convoca a segunda edição da greve feminista para o próximo domingo. Além da greve ao trabalho assalariado, trabalho doméstico, a prestação de cuidados e ao consumo, existirão eventos em pelo menos dez cidades em todo o país.
As organizadoras lembram que, em Portugal, a violência machista mata em média duas mulheres por mês. Foto de Paula Nunes.

O próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de greve feminista nacional. A convocatória é feita pela Rede 8 de março em protesto contra as desigualdades, discriminação e violência e para exigir mudanças.

A organização explica que a greve visa “lutar contra a discriminação, violência e desigualdade que persiste nas ruas, nas escolas, nos locais de trabalho, na justiça e na proteção das vítimas de violência de género. Portanto, a nossa luta é para exigir mudanças!”.

“A nossa convocação vai além de uma greve tradicional – ou seja laboral -, as nossas reivindicações estendem-se ao âmbito da reprodução social, à esfera dos cuidados domésticos e familiares, à vida estudantil e à sociedade de consumo”, sublinham as organizadoras.

Em Portugal uma greve de mulheres é necessária por ser um país em que “a violência machista mata, em média”, duas mulheres a cada mês. A organização chama também a atenção que as mulheres representarem 80% dos casos de violência doméstica e são vítimas de 90,7% de crimes sexuais.

Para domingo, 8 de março, já apresentaram pré-aviso de greve o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social, do Sindicato de Trabalhadores de Call Center e o Sindicato das Indústrias, Energia e Águas de Portugal. Contam também com o apoio do Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.) e do Sindicato dos Professores do Norte.

O Dia Internacional da Mulher será assinalado pela Rede 8 Março nas cidades de Amarante, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Viseu e Vila Real e Ponta Delgada.

A Rede 8 de Março é uma plataforma nacional que reúne coletivos, associações, organizações políticas, sindicatos e pessoas a nível individual e este é o segundo ano em que convocam uma greve feminista.

Termos relacionados Greve feminista, Sociedade