Greve dos técnicos de diagnóstico com adesão entre 85% a 90%

A greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica está a ter uma adesão entre os 85% a 90%. Em alguns hospitais, há serviços com adesão total. Os grevistas protestam contra a falta de acordo entre sindicato e governo e exigem a revisão da carreira.
Manifestação à frente do Parlamento.

A informação é de Luis Dupont, do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, e foi dada à agência Lusa: “há serviços com adesão a 100%, apenas com serviços mínimos, como a imagiologia do Hospital de S. José”. Dupont apontou ainda o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e o Centro Hospitalar do Algarve.

“Há serviços de análise, imagiologia e cardiopneumologia em que temos adesões que rondam os 100% e em que se cumprem apenas os serviços mínimos”, terá dito, acrescentando que “o que nos faz estar em protesto é o facto de este processo negocial não ver o seu fim, porque não há acordo entre sindicato e governo”.

Dupont acrescentou ainda que o sindicato já pediu uma audiência com caráter de urgência a Marta Temido, ministra da Saúde.

A greve – a quarta deste ano e convocada pelo Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, pelo Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com fins públicos – foi iniciada à meia-noite desta segunda-feira e terá a duração de 24 horas, estando previstos serviços mínimos. Foi ainda agendada uma manifestação à frente do parlamento. Os trabalhadores exigem a revisão da carreira.

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica constituem-se por 19 profissões e abrangem áreas como as análises clínicas, a radiologia, a fisioterapia.

Termos relacionados Sociedade