You are here

Greve da Função Pública com forte adesão na Saúde

A greve nacional da Função Pública teve início esta noite pelas 00h00 com forte adesão nos hospitais de Lisboa e região Norte. Uma nova atualização com dados das escolas e serviços de cultura está marcada para as 12h.  

A greve nacional da Função Pública teve início às 00h00 desta sexta-feira sob o lema “Soluções já!”, abrangendo toda a administração direta do Estado, afeta escolas, serviços de saúde e cultura. 

Durante a madrugada a greve teve impacto na saúde, com vários hospitais a serviços mínimos e uma adesão próxima de 100% nos hospitais de São José, Maternidade Alfredo da Costa e Beatriz Ângelo; de 98% no hospital São Francisco Xavier, 85% no hospital de Santa Maria, e 70% no hospital dos Capuchos. 

Em Matosinhos, o hospital Pedro Hispano teve 70% de adesão, e o São João no Porto 60%. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa igualmente enquanto que os restantes hospitais da região do Porto anunciaram adesão de 80 a 90%. 

Anunciada no início de abril, a greve pretende reivindicar aumentos salariais, as 35 horas para todos os funcionários do Estado e o pagamento de horas extraordinárias. 

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública relembrou na conferência de início da greve, que o regime de 35 horas, reposto ainda em 2016, deixou de fora os funcionários com contrato individual de trabalho, a começar pelos prestadores de serviços nos hospitais EPE. 

Uma atualização será comunicada pela FNSTFPS pelas 12 horas, já com dados sobre a adesão nas escolas e serviços de cultura.

Termos relacionados Sociedade
(...)