You are here

Greve climática convoca vigília junto à Conferência do Oceano

A "vigília azul pelo clima" realiza-se a partir das 18h30 desta terça-feira. Jovens vão protestar contra a inação climática dos governantes. Quarta-feira há ação de protesto matinal e Marcha Azul pelo Clima às 18h com partida da Gare do Oriente.

Para contestarem a presença de "líderes fósseis mundiais e nacionais" na conferência dos ocieanos das Nações Unidas, ativistas da Greve Climática Estudantil de Lisboa promovem esta terça-feira uma vigícia a partir das 18h30 na Expo, junto à escultura do Homem-Sol.

Em comunicado, a Greve Climática Estudantil contesta a desresponsabilização de líderes mundiais e nacionais na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, "que afirmam que os jovens têm de ser os líderes da luta dos oceanos - e pedem até desculpas pelo planeta com problemas que irão herdar".

Para Alice Gato, ativista da Greve Climática Estudantil (GCE), os líderes políticos presentes na conferência são incoerentes, dado que são eles “os responsáveis por planos que aumentam as emissões, provocando o aumento da temperatura global e subida do nível médio das águas do mar". Por isso, acrescenta a estudante da Nova FCSH, "não podem simplesmente pedir desculpa e prosseguir com uma conferência repleta de palavras vazias.”

Também a presença do ministro português da Economia, António Costa e Silva, está na mira dos ativistas. “É impensável que uma figura como este atual ministro, e ex-CEO de uma petrolífera, possa estar presente numa conferência que se diz pela proteção dos oceanos, quando os seus planos de recuperação para o país se baseiam em explorar gás offshore no Algarve, subsidiar a GALP – uma empresa fóssil – com 1,5 mil milhões de euros, desenvolver portos para servirem de porta de entrada de gás, entre outros”, acrescenta António Assunção, também ativista da Greve Climática Estudantil.

Durante esta vigília será preparada a ação “contra os fósseis lutar, para não afogar!”, que terá lugar na manhã de quarta-feira, pelas 9h30, em frente à conferência e é mais uma das ações promovidas no âmbito da plataforma Salvar o Clima durante toda a semana. O ponto alto será a Marcha Azul pelo Clima esta quarta-feira, com arranque marcado para as 18h na Gare do Oriente.

Termos relacionados Ambiente
(...)