You are here

Grande jornal norte-americano passa para as mãos de fundação

O dono do Philadelfia Inquirer, o terceiro jornal mais antigo dos EUA, doou o seu grupo editorial a uma fundação sem fins lucrativos, numa operação inédita no país e que reacende o debate sobre o financiamento da imprensa independente em papel.
Capa do Philadelfia Inquirer desta quinta-feira.

Ao todo, o grupo Philadelphia Media Network (PMN), que inclui o Inquirer, o Daily News e o portal Philly.com conta com mais de 8 milhões de leitores por mês. Após anos de troca constante de acionistas e proprietários e do recente corte de pessoal que despediu mais 46 jornalistas, H.F. “Gerry” Lenfest doou o PMM a Philadelphia Foundation, através de um dos seus ramos, o Institute for Journalism in New Media, gerido por um conselho que junta personalidades do mundo académico ligados ao jornalismo,executivos da fundação e o próprio Lenfest.

Quando adquiriu o grupo editorial em 2014, em conjunto com outro empresário, Lenfest afirmou ao Washington Post saber que não iria ganhar dinheiro com o negócio, mas preservar uma voz editorial independente. Poucos dias depois de fechar a compra, o seu sócio morreu num desastre aéreo e Lenfest tornou-se o único dono do jornal de referência da quinta maior cidade dos EUA.

“De todas as coisas que fiz até hoje, esta é a mais importante”, afirmou o milionário da comunicação, também conhecido pelas doações milionárias a museus, hospitais e universidades. “Faço-o por causa do jornalismo”, prosseguiu Lenfest. “O que seria desta cidade sem o Inquirer e o Daily News?”, questionou, aludindo à qualidade que valeu vinte prémios Pulitzer ao primeiro jornal e três ao segundo.

Futuro do financiamento do jornal passa por doações dedutíveis em impostos

“Numa democracia, as grandes cidades precisam e dependem de jornalismo de qualidade”, declarou Pedro Ramos, o presidente da Philadelphia Foundation, na cerimónia em que foi anunciada a doação. O novo Instituto que vai acolher o grupo de media conta com um contributo de 20 milhões de dólares por parte de Lenfest.

A mudança de dono não trará mudanças imediatas na gestão diária do jornal, que continuará a ser ditada por regras comerciais, com publicidade e assinaturas. Para contrariar o prejuízo das contas dos jornais, o Instituto espera angariar fundos de doadores que queiram aproveitar a dedução fiscal que o novo estatuto garante.

“Em qualquer meio não-lucrativo, é preciso ter a certeza que não é a cauda que abana o cão – que não estamos apenas a correr atrás do dinheiro. Neste caso concreto, enquanto instituto não temos outra agenda senão o jornalismo de qualidade”, afirmou David Boardman, membro do conselho diretivo do instituto e diretor da Temple University School of Media and Communication.

Termos relacionados Cultura
(...)