You are here

Governo tem de resolver “extrema degradação” de comboios entre Tomar e Lisboa

Bloco de Esquerda quer que o Governo dê resposta ao caos que se vive diariamente nos comboios regionais entre Tomar e Lisboa. A situação piorou desde o verão, quando as carruagens foram reduzidas a metade.
Governo tem de resolver a “extrema degradação” dos comboios entre Tomar e Lisboa
Foto de Bloco de Esquerda de Santarém.

O Bloco de Esquerda quer que o Governo preste esclarecimentos sobre a “extrema degradação” observada nos serviços de comboios regionais na Linha do Norte e no ramal de Tomar. 

Carlos Matias, deputado bloquista eleito por Santarém, já endereçou uma pergunta ao Governo sobre aquilo que qualifica de “caos” que piorou desde as últimas férias de verão.

“De manhã, na deslocação de Tomar para Lisboa, a partir do Entroncamento, já não há lugares sentados. No regresso, à tarde, o cenário inverte-se: muitas vezes, em Lisboa-Oriente, centenas de passageiros não conseguem entrar em comboios que minutos antes já partiram lotados de Lisboa-Santa Apolónia”, afirma a pergunta do Bloco de Esquerda. 

“Apesar de ser um transporte extremamente utilizado às horas de ponta, sensivelmente a partir das últimas férias de verão, as composições foram reduzidas a metade das carruagens. O resultado está a ser desastroso.”

Também a distrital do Bloco de Esquerda de Santarém afirma que a “degradação do serviço há muito esgotou a tolerância dos passageiros".

"Os protestos são quase diários, com discussões, comboios retidos nas estações e acionamentos indevidos do sinal de alarme”, sublinha, referindo as “condições deploráveis” em que viajam estes utentes, “com muitas pessoas amontoadas em pé, ao longo de largas dezenas de quilómetros”, estando em causa “a segurança dos passageiros e tripulações”, pode ler-se em comunicado.

A Coordenadora Distrital de Santarém faz também saber que está solidária “com as vítimas da degradação do serviço ferroviário” na região e “exige a urgente reposição das duas composições nos comboios regionais entre Tomar e Lisboa”.

Termos relacionados Sociedade
(...)