You are here

Governo quer substituir ferrovia por autocarros na linha do Mondego

Governo apresenta em Coimbra uma solução de autocarros elétricos para a o sistema de Mobilidade da linha do Mondego entre Coimbra e a Lousã. O Bloco vai pedir explicações ao ministro Pedro Marques, que abandona uma promessa com 21 anos.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, quer explicações para a mudança do governo que quer substituir a ferrovia para a linha do Mondego, propondo agora autocarros elétricos.

“Aquilo que é apresentado pelo Governo, não cumpre com o objectivo que tinha sido traçado pela Assembleia da Republica de República de reposição dos transportes ferroviários na região”, diz Pedro Filipe Soares em declarações à TSF.

A opção pelos autocarros elétricos surge após um estudo feito pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civill (LNEC) com o argumento de que a ferrovia, ao não passar pelos centros das cidades afastaria passageiros para um serviço essencial para as populações.

Com esta alteração pelo autocarro elétrico, orçada em 90 milhões de euros, desaparece também a ligação que é feita de comboio entre Coimbra A e Coimbra B, sendo que passaria a ser assegurada pelos autocarros numa frota de 41 autocarros prevista pelo Governo.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)