You are here

“Governo PSD/CDS agravou situação da Caixa”

O Bloco quer ouvir o presidente do Tribunal de Contas sobre o relatório que aponta a "falta de controlo" na Caixa Geral de Depósitos por parte do anterior governo.
"Anterior Governo devia estar mais vigilante e proativo a defender a banca pública", disse Moisés Ferreira. Foto Tiago Petinga/Lusa

Em declarações aos jornalistas, o deputado do Bloco Moisés Ferreira acusou o governo do PSD/CDS-PP de "ignorar e não levar em linha de conta os relatórios trimestrais enviados pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao acionista Estado, através do Ministério das Finanças, para aprovar as contas do banco”, como foi denunciado pelo relatório do Tribunal de Contas.“O relatório que hoje foi conhecido com maior detalhe mostra que o anterior Governo, apesar de ter estabelecido metas estratégicas para a Caixa, nunca fez o controlo sobre as medidas que estavam a ser implementadas para as atingir”, afirmou o dirigente do Bloco, tendo referido que “os relatórios mostravam já claramente imparidades por parte da Caixa e também que esta estava exposta a maiores riscos de incumprimento e também uma deterioração do seu capital".

“Governo PSD/CDS ignorou situação”

Para Moisés Ferreira, o anterior governo sabia por via destes relatórios da necessidade de capital adicional na CGD, mas “ignorou” completamente a situação.

O dirigente bloquista disse ainda que em causa está o governo PSD/CDS-PP, que enquanto representante do acionista Estado “devia estar mais vigilante e proactivo a defender a banca pública”.

Desta forma, Moisés Ferreira adiantou que é importante esclarecer as responsabilidades que o anterior governo teve na atual situação da Caixa.

“A recapitalização da Caixa é necessária, mas não é uma necessidade de agora. E o anterior governo ao ter ignorado essa situação agravou a situação da CGD”, afirmou.

Refira-se que o relatório do Tribunal de Contas, refere uma "falta de controlo" na CGD entre 2013 e 2015 e afirma que o Estado aprovou documentos de prestação de contas sem ter a informação completa.

Artigos relacionados: 

AttachmentSize
PDF icon Relatório do Tribunal de Contas1.19 MB
Termos relacionados Política
(...)