You are here

Governo irlandês assume controlo de hospitais privados durante a crise

Os hospitais privados serão integrados no sistema público de saúde durante a pandemia Covid-19. “O Estado assumirá o controlo de todas as instalações hospitalares privadas e administrará todos os recursos para benefício comum de todo o nosso povo", avançou o ministro irlandês da Saúde.
Foto de DubhEire, Wikipedia.

Cerca de duas mil camas, nove laboratórios e milhares de trabalhadores passam para o sistema público de saúde, anunciou o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar.

O ministro da Saúde frisou, por sua vez, "não pode haver espaço para competição entre o público e o privado" na resposta à crise do Covid-19.

"É claro que temos de ter igualdade de tratamento e os pacientes com este vírus vão ser tratados gratuitamente e como parte de um único serviço hospitalar nacional", referiu Simon Harris, citado pelo The Journal.

"Durante esta crise, o Estado assumirá o controlo de todas as instalações hospitalares privadas e administrará todos os recursos para benefício comum de todo o nosso povo", acrescentou o governante.

Contudo, ainda não é totalmente claro se existirá algum tipo de contrapartida a ser negociada com os privados no âmbito da aplicação desta medida. A Private Hospital Association, citada pelo Irish Times, refere concordar com a iniciativa e avança que o modelo ainda está em discussão.

O Governo irlandês deu ainda conta de um conjunto de medidas que estarão em vigor até 19 de abril. Em causa está, nomeadamente, o encerramento de todos os serviços não essenciais. Tal como em Portugal, só os restaurantes com serviço de take away permanecem abertos. Os eventos desportivos e culturais também foram cancelados. Varadkar também confirmou que o novo pagamento de desemprego criado devido à pandemia aumentará para 350 euros e que será acionado um esquema salarial temporário para garantir 70% dos salários até 38.000 euros.

A Irlanda conta já com 1.125 casos de Covid-19 e seis mortes.

Termos relacionados Covid-19, Internacional
(...)