You are here

Governo britânico anuncia aumentos de salários para a função pública

Os aumentos salariais serão entre 2% e 3,1% e beneficiarão cerca de 900.000 trabalhadores. O governo diz que os aumentos são em reconhecimento do trabalho dos funcionários públicos no combate à pandemia covid-19.
Comemoração dos 72 anos do serviço nacional de saúde britânico foi feita com aplausos às e aos trabalhadores – Foto de Neil Hall/Epa/Lusa
Comemoração dos 72 anos do serviço nacional de saúde britânico foi feita com aplausos às e aos trabalhadores – Foto de Neil Hall/Epa/Lusa

Segundo a Lusa, o aumento beneficiará 900 mil fincionários públicos, incluindo médicos, professores, polícias, guardas prisionais, militares, funcionários judiciais e outros funcionários públicos. Alguns dos trabalhadores receberão retroativos desde abril, outros só serão aumentados no início de setembro deste ano.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, afirmou no anúncio que os aumentos significavam um reconhecimento pela "contribuição vital para o país” durante a pandemia covid-19.

Enfermeiras e enfermeiros também serão aumentados, mas não estão integrados nesta decisão governamental, porque assinaram um acordo salarial separado que lhes dá um aumento de 4,4% para este ano, de acordo com o ministério das Finanças.

O Partido Trabalhista diz que os aumentos, apesar de serem superiores à taxa de inflação, não compensam a perda de poder de compra, provocada por sete anos de salários congelados. "Um aumento salarial para a nossa polícia, enfermeiros e professores agora é uma boa notícia, mas para muitos trabalhadores da linha da frente ainda não vai compensar uma década de cortes reais nos salários”, declarou Anneliese Dodds, porta-voz do partido trabalhista para as questões financeiras.

Os trabalhistas criticaram também a falta de aumentos para outros funcionários públicos que trabalham no setor social, como cuidadores empregados pelas autarquias, as quais atravessam grandes dificuldades financeiras.

Segundo The Guardian, a secretária geral da central sindical TUC, Frances O’Grady, alertou ainda que os trabalhadores dos centros de emprego e das autarquias não são englobados nestes aumentos. “Eles merecem um salário decente”, sublinhou.

Termos relacionados Internacional
(...)